Divulgação
Programação do Departamento da Pessoa com Deficiência visa mostrar os talentos e habilidades dos deficientes em locais públicos de movimento. Abertura da Semana contou com apresentação da Affinitas Banda Show, da Apae
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Proamor e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou ontem a abertura da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que terá programação cultural em diferentes pontos da cidade, com a proposta de incluir a pessoa com deficiência e exibir os talentos e habilidades dos usuários do departamento e das entidades para toda a sociedade. A abertura aconteceu no hall de entrada da Secretaria de Assistência Social com apresentação da Affinitas Banda Show, da Apae.
“Estamos com uma gestão preocupada e focada em garantir a qualidade no atendimento e garantia de direitos da pessoa com deficiência, por isso trabalhamos com uma equipe com técnicos e profissionais dedicados. Estamos trabalhando na elaboração de um Plano Municipal da Pessoa com Deficiência, que vai garantir uma política pública, regulamentada por lei, para estas pessoas. A Semana Municipal é de festividade, porque a inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, destacou a Primeira-Dama, secretária municipal de Assistência Social e presidente da Fundação Proamor, Dona Simone Kaminski.
A prefeita em exercício Elizabeth Schmidt (PSB) destacou a importância de levar a programação para fora do Departamento e garantir a visibilidade dessas pessoas. “Esta semana é fundamental porque reforça que as pessoas com deficiência existem e são dotadas de talentos e habilidades. A Assistência Social e a Proamor vem trabalhando para a garantia plena de direitos, bem como a prestação de atendimento digno conforme as necessidades. Também vai permitir que possamos fortalecer a rede de atendimento entre os serviço público e as entidades que atuam nessa área”, afirmou a prefeita.
A programação conta com atividades culturais até a próxima segunda-feira, 28, espalhadas em espaços públicos da cidade com grande circulação de pessoas, como o Terminal Central, o calçadão da Rua Coronel Cláudio e a Praça de Atendimento da Prefeitura. “Antes, a programação ficava muito restrita ao departamento e aos usuários. Este ano, a comissão organizadora achou que seria mais interessante incluir estas pessoas junto à sociedade, exibindo a criatividade deles na música, nas artes e em diversos outros segmentos”, contou a diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Vera Lucia dos Santos. (Com assessoria)
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Terça (22/08)
13h30 Apresentação Coral Apadevi – Terminal Central
Quarta (23/08)
12h Apresentação Musical APACD – Praça de Alimentação Shopping Total
13h Audiência Pública “Pessoa com Deficiência: Sujeito de quais direitos?” – Observatório Campus UEPG Uvaranas
Quinta (24/08)
13h Apresentação Palhaço Picolé e usuários do Departamento – Terminal Central
Sexta (25/08)
12h Intervenção Cultural Musicoterapia e Dança – Calçadão
Segunda (28/08)
14h Encerramento/Apresentação de teatro – Praça de Atendimento Prefeitura