Arquivo
Sem opções de novos nomes, nem à direita e nem à esquerda, a tendência é que o número de votos em branco/nulos aumente. Todos os quatro pré-candidatos: Mabel Canto, Marcelo Rangel, Elizabeth Schmidt e Aliel Machado já exerceram/exercem o mandato ou disputaram a Prefeitura em eleições anteriores, conhecidos pelos eleitores como “figurinhas carimbadas”.
Na última semana o PSol, Novo e Solidariedade retiraram as suas pré-candidaturas à Prefeitura de Ponta Grossa nas eleições de outubro. O PSol desistiu da pré-candidatura da Professora Renata Dingueleski para apoiar a pré-candidatura do deputado federal Aliel Machado (PV). Já o empresário Urubatan Sena – “Tota” (Novo) declarou que não será candidato alegando falta de recursos, uma vez que o partido não faz uso do fundo eleitoral. O Novo diz que procura outro nome, mas não deve participar da disputa majoritária. O advogado Elizeu Kocan (Solidariedade) também retirou a sua pré-candidatura e declarou apoio à pré-candidatura do deputado estadual Marcelo Rangel (PSD).
A retirada das pré-candidaturas dos partidos menores, conhecidos como ‘nanicos’ devido ao pouca representatividade federal, favorece os principais candidatos e deve aumentar votos nulos/branco na disputa da Prefeitura de Ponta Grossa em outubro. Devem disputar a eleição a deputada estadual Mabel Canto (PSDB), Marcelo Rangel, a prefeita Elizabeth Schmidt (União), que disputará a reeleição, e Aliel Machado.
Na última eleição, em 2020, os candidatos de esquerda Professor Gadini (PSol) e Professor Edson (PT) fizeram juntos 4,83% dos votos, cerca de 8 mil votos. Os votos em branco e nulos somaram 10,25%, cerca de 19 mil votos.
Sem opções de novos nomes, nem à direita e nem à esquerda, a tendência é que o número de votos em branco/nulos aumente. Todos os quatro pré-candidatos já exerceram/exercem o mandato ou disputaram a Prefeitura em eleições anteriores, conhecidos pelos eleitores como “figurinhas carimbadas”.