Arquivo
Na avaliação de 2024, a UEPG subiu posições em onze Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) destaca-se no ranking The Highest Education (THE) de Impacto, uma das principais plataformas de avaliação de instituições de ensino do mundo. Na avaliação de 2024, a UEPG subiu posições em onze Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Tais mudanças elevaram a pontuação geral da instituição, que saltou de 54,1 pontos, em 2023, para 60,3, neste ano.
A categoria em que a UEPG pontuou melhor individualmente foi o ODS 2, que diz respeito ao combate à fome e produção de alimentos. A melhora neste quesito é reflexo do trabalho institucional para a segurança alimentar da comunidade acadêmica e o combate ao desperdício de alimentos nos restaurantes universitários. A maior evolução pode ser observada no ODS 16, referente à promoção de Justiça. O trabalho de extensão e pesquisa desenvolvidos sobre o tema elevaram a pontuação da Universidade em 16,3 pontos.
Outra categoria em que a UEPG ganhou destaque foi “Consumo e produção responsável” (ODS 12): a instituição atingiu a nota de 58,4 pontos, tornando-se a quarta universidade brasileira neste quesito, ao lado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Esta conquista foi puxada pela nota máxima da UEPG no relatório de sustentabilidade do ranking.
Entre as universidades estaduais do Paraná, a UEPG conquistou a terceira posição geral. O destaque é o quesito “Cidades e Comunidades Sustentáveis” (ODS 11), em que aparece em primeiro lugar, junto à UEL, com foco na preservação do patrimônio da universidade. (Com assessoria)