15 de agosto de 2017

Castro poderá ter Unidade de Conservação

Divulgação

Na região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do município de Castro, foram encontrados 34 macacos muriqui, o maior primata das Américas, e que está ameaçado de extinção

Representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), apresentaram ao prefeito Moacyr Fadel Junior (PMDB) hoje, projeto para conservação do macaco muriqui, mais conhecido como “monos”, e que habita a região do Vale do Ribeira, uma das mais carentes do município de Castro.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade e Florestas da SEMA, Sueli Ota, foram encontrados 34 macacos muriqui, o maior primata das Américas, e que está ameaçado de extinção. Paralelamente a preservação dos animais, a ideia é promover o desenvolvimento econômico da região com atividades sustentáveis como a produção de orgânicos, entre outras. “A intenção é que os próprios moradores que já cuidam dos macacos, continuem sendo seus maiores protetores, compatibilizando o desenvolvimento da economia local. Outra perspectiva é criar, futuramente, um selo da região, o que projetaria o Vale do Ribeira internacionalmente, pois há muitas pessoas que pagam para apreciar espécies em extinção”, diz.

A SEMA fará a delimitação da área onde futuramente poderá ser implantada uma Unidade de Conservação. Após a conclusão do projeto, será feita uma audiência pública com os moradores do Vale do Ribeira.

Fadel disse que a Prefeitura apoia o projeto que junto com outras propostas do município, poderá alavancar o desenvolvimento daquela região. “Temos interesse em colaborar para a proteção do macaco muriqui e também com ações que possam levar melhores condições de vida para os moradores do Vale do Ribeira”, frisou.

O projeto de conservação do muriqui conta com apoio do Instituto Ambiental do Paraná, Instituto Lactec, Instituto de Florestas, Fundação Boticário e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

MURIQUI – O mono-carvoeiro (Brachyteles arachnoides) é conhecido como o maior macaco das Américas. Pode chegar a medir 1,5 metro da cabeça até a ponta da cauda. Normalmente chega a pesar entre 13 e 15 quilos. É herbívoro e se alimenta de folhas e frutas. A população total no Brasil não chega a três mil. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos