Arquivo
Com obras de fresagem, pavimentação, microrrevestimento e terraplanagem, a concessionária prossegue seu compromisso com a segurança viária.
O cronograma de obras da Via Araucária ao longo dos 473 quilômetros do Lote 1 de rodovias paranaenses segue em andamento. Nesta semana, serão realizados reparos no pavimento, terraplanagem, limpeza de placas e estruturas de drenagem. Também estão no cronograma roçadas manuais, mecânicas e podas de árvores.
Os reparos no pavimento serão executados na BR-277, nas localidades de Palmeira e Teixeira Soares; e nas rodovias BR-476 e na PR-423, em Araucária. Já no período noturno, serão efetuadas obras na BR-277, em Campo Largo. Já os trabalhos de terraplanagem estão programados para a BR-373, em Imbituva e Guamiranga, bem como nos quilômetros 137 e 138, em Campo Largo.
Durante a semana continuam os trabalhos de implementação de elemento de proteção e segurança (EPS), sinalização horizontal (implantação de taxas), microrevestimento, cata-papel e refletivos.
Todos os serviços acima estão em conformidade com o contrato de concessão estabelecido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com prazo de conclusão em até 12 meses.
RECOMENDAÇÕES – A Via Araucária pede atenção dos motoristas e indica que reduzam a velocidade ao passarem por trechos em obras, que estarão sinalizados seguindo as normas vigentes da legislação. A concessionária ressalta, ainda, que as atividades programadas estão sujeitas à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas. As atividades são informadas entre segunda e sexta-feira no perfil da concessionária no Instagram (@araucariavia).
RECUPERAÇÃO DE PAVIMENTO – A concessionária utilizou mais de 11 mil toneladas de massa asfáltica para o tratamento das patologias do pavimento. Esta quantidade corresponde a 81.957 m² de pista restaurada. Durante os últimos 29 dias de atividades, foram consumidas aproximadamente 11 mil toneladas de material granular.
TERRAPLANAGEM – Foram restaurados dois pontos críticos e utilizadas nessa operação duas escavadeiras hidráulicas que escavaram um total de 546 m³. Também foram aterrados 546 m³.
LIMPEZA E DRENAGEM SUPERFICIAL – Na última semana, foram realizados 2.280 metros de limpeza e drenagem superficial, resultando em um acumulado de aproximadamente 16.270 metros. A Via Araucária também fez a limpeza de 175 placas de sinalização, além de 240 metros de limpeza e pintura de barreira de concreto.
SINALIZAÇÃO HORIZONTAL E VERTICAL – Desde o início das operações, em 28 de fevereiro, foram implementados 3.595 placas de sinalização horizontal-tacha, além do recolhimento de aproximadamente 178 placas obsoletas ao longo do trecho.
BALANÇO DE ATENDIMENTOS – De 28 de fevereiro até 31 de março a Via Araucária atendeu 2.762 ocorrências. Entre elas, 1.131 são referentes a panes mecânicas, 70 panes elétricas, 193 sinistros e 95 atendimentos clínicos. (Com assessoria)