Divulgação
Ela é coordenadora do Movimento Popular de Luta (MPL).
O Partido Socialismo e Liberdade – PSOL anunciou o nome da professora Renata Ozório Iurk Dingueleski como pré-candidata à Prefeitura de Ponta Grossa. Ela será a primeira mulher candidata a prefeita pelo partido.
Renata iniciou na militância ainda jovem, na luta pelos direitos dos animais, pelo Grupo Fauna, em 2007.
Entre 2009 e 2010 foi Coordenadora Geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Durante sua permanência no movimento estudantil fez parte da articulação da luta contra o Aterro Privado em 2010 e também do movimento pelo transporte público e gratuito em Ponta Grossa.
Pela UEPG, Renata se formou no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2013. Posteriormente, ela se formou em Licenciatura em Matemática. Ainda na vida acadêmica, Renata cursou Especialização em Educação do Campo e Realidade Brasileira na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Após iniciar a carreira como professora, Renata continuou na luta em defesa da Educação Pública, via movimento sindical.
Ela foi professora da rede estadual de ensino de 2012 a 2021 e, neste período, atuou em escolas do Campo em Guaratuba, Ponta Grossa e Carambeí.
Em 2020, a professora começou a dedicar-se à educação popular e organizou cursinhos populares nas periferias de Ponta Grossa. Um ano depois, ela organizou a luta por direito a moradia digna e esteve presente desde o início na Ocupação do Andorinhas.
Atualmente a Professora Renata é coordenadora do Movimento Popular de Luta (MPL).
Durante a campanha, a professora deverá destacar “a participação das mulheres na política. O direito a moradia digna, saúde e educação pública”, conforme nota enviada pelo partido à imprensa. (Com assessoria)