Israel Kaé
A cidade será a única do Paraná a contar com uma unidade pública de resgate de animais silvestres
Foi assinado hoje no gabinete do prefeito o termo de compromisso para a construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) dos Campos Gerais. O documento foi firmado entre a Associação Instituto Klimionte Ambiental e o Consórcio Energético Cruzeiro do Sul, com anuência do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
“Ponta Grossa e a região dos Campos Gerias é privilegiada pela existência de extensas áreas de preservação ambiental. Temos várias unidades de conservação e uma diversidade de animais. O Cetas será a estrutura ideal para o encaminhamento dos animais acidentados, para que eles possam se recuperar e voltar para a natureza”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Barros.
O investimento pode chegar a R$ 1,5 milhão. O terreno, doado pela Prefeitura, fica no Distrito Industrial e tem dez mil metros quadrados. A área a ser construída será de 800 metros. O Cetas dos Campos Gerais será o único do Estado com gestão pública e o encaminhamento dos animais será feito por meio dos órgãos competentes, como a Polícia Ambiental, o IAP, entre outros. “A Prefeitura deu a partida doando o terreno, só assim pudemos correr atrás dos investimentos”, comenta o médico veterinário do Instituto Klimionte, Robson Carlos Klimionte.
“Para a Prefeitura é um orgulho ouvir que demos o primeiro passo. A união de forças faz a diferença, pois os processos são burocráticos, mas a persistência e a vontade de fazer concretizaram os sonhos. Agora teremos um espaço para cuidar dos animais e ainda acadêmicos e profissionais poderão realizar pesquisas/estudos no local”, destacou a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt (PSB).
A estrutura contará com dois módulos. “O primeiro destinado para o administrativo e também para as aves. E o segundo atenderá os répteis e mamíferos, com a parceria do Consórcio do Baixo Iguaçu”, contou Klimionte. A previsão é que em março de 2018 o Cetas já esteja em funcionamento. (Com assessoria)