1 de março de 2024

Conservação de estradas rurais dos Campos Gerais à RMC terá investimento de R$ 15,9 milhões

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Edital foi homologado, com melhorias para rodovias não pavimentadas de Campo Largo até Piraí do Sul e em Ponta Grossa. Serviços serão rotineiros e realizados por dois anos.

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), homologou a licitação para conservar trechos não pavimentados da PR-090 entre Piraí do Sul, nos Campos Gerais, até Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, e da PR-513, em Ponta Grossa, também nos Campos Gerais. Ao todos serão 124,17 quilômetros de pista.

Estão previstos serviços rotineiros ao longo de dois anos nas duas rodovias, incluindo regularização de leito/patrolamento; retaludamento; escavação de vala lateral rasa com motoniveladora; escarificação, conformação e compactação do subleito; construção de saídas d’água; construção de caixa de retenção; implantação de bueiro de transposição; escavação de valas; e cascalhamento, entre outros.

A homologação, disponível no portal Compras Paraná e publicada em Diário Oficial, confirma o Consórcio GH Conservação Campos Gerais como vencedor da disputa, com o valor de R$ 15.999.999,97. Ele é composto pelas empresas Gaissler Moreira Engenharia Civil Ltda. e Hellman Construtora de Obras Ltda.

O consórcio agora vai encaminhar documentação para o DER/PR, que fará os trâmites internos necessários para assinatura de contrato. Na sequência, o departamento irá emitir a ordem de serviço determinando a data de início das atividades, que serão administradas por sua Superintendência Regional Campos Gerais.

As duas rodovias, que são conectadas, estão divididas em dois trechos cada: na PR-090 o trecho 1 vai da ponte sobre o Rio Açungui até o distrito de Abapã, em Castro, e o trecho 2 do acesso ao Contorno Norte de Castro até Piraí do Sul.

Na PR-513, o trecho 3 tem início no entroncamento com a PR-090, em Campo Largo, e segue até o início do trecho pavimentado em Ponta Grossa, passando pelo distrito de Itaiacoca.

O trecho 4 começa no fim do pavimento e segue até a BR-376, terminando ao lado de unidades da Cargill Agrícola S.A. e Makita do Brasil. (Com assessoria)


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