Divulgação
Atividades recreativas, artísticas e até a manutenção de uma horta foram desenvolvidas por universitários.
A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Associação Atlética das Engenharias – Los Bravos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), estiveram na quinta-feira, 22, realizando ações em entidades assistenciais da cidade. Cerca de 400 estudantes, sendo a maioria calouros, de diversos cursos, participaram de atividades recreativas, como também da manutenção de uma horta no Instituto João XXIII.
Para Edna Terezinha da Silva, assistente social e responsável técnica do Instituto João XXIII, que atende crianças e jovens em contra turno escolar em um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, a ação foi uma oportunidade de contribuir com a formação acadêmica por meio do espaço da horta.
“É um benefício de mão dupla tanto para a entidade pelo serviço prestado para a instituição como também para os estudantes. Entendemos que essa ação poderia possibilitar mais atividades de acadêmicos no Instituto João XXIII”, disse.
Em outra ação, que aconteceu na APAE com crianças, a acadêmica do curso de Engenharia de Materiais e diretora Cultural da Atlética Los Bravos, Maria Eduarda Amaral, conta que os universitários trabalharam com a Educação Infantil, com atividades que estimulam a coordenação motora, criatividade, questões relacionadas com a fala com cantigas de roda e pintura.
“No ano passado fizemos um trabalho parecido na APAE com os calouros e percebemos que o resultado foi muito positivo, não apenas com as crianças atendidas pela instituição, mas também com os próprios acadêmicos”, disse Maria Eduarda.
Além da APAE e do Instituto João XXIII, os universitários realizaram ações na entidade Casa Piá, Escola Lúcia Pacher e na Casa do Menor Irmãos Cavanis. Para a secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Tatyana Belo, a parceria com a Atlética Los Bravos cumpre um papel de extrema importância para a sociedade. “Os jovens tiveram a oportunidade de conhecer contextos e realidades que acrescentaram em suas vidas muito além de uma perspectiva acadêmica, mas sim social, enquanto cidadãos. O objetivo do Programa Selo Social é de trazer a sociedade de modo geral para participar mais da vida do município e auxiliar, por meio desta iniciativa, as pessoas que mais precisam”, finaliza Tatyana, que agradeceu o apoio obtido com a UEPG e pelos acadêmicos que participaram das ações.
Fazem parte da Atlética Los Bravos e participaram das ações cerca de 400 acadêmicos dos cursos de Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia de Software, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais e Zootecnia da UEPG. (Com assessoria)