Divulgação
Parlamentar detalhou à direção da entidade os recursos já destinados pelo mandato e prevê mais conquistas.
O deputado federal Aliel Machado (PV) esteve na última semana na Associação de Proteção aos Autistas (Aproaut) em Ponta Grossa. Acompanhado pelo vereador Marcelo Careca (PSB) e pelo chefe de gabinete parlamentar, Paulo Cenoura do Nascimento, o parlamentar foi recebido pela presidente da instituição, Vilma Lemes Pereira, pela diretora Magda Tenório, e equipe.
Durante a visita, Aliel destacou a destinação pelo mandato, no ano passado, de R$ 70 mil em custeio para a Aproaut. Além disso, o deputado atuou para garantir um auxílio eventual de R$ 160 mil por meio de um convênio com a Itaipu. Magda Tenório, diretora da instituição, ressaltou a importância desse suporte financeiro, cobrindo despesas fundamentais como conta de energia elétrica, alimentação e combustível.
A Aproaut desempenha um papel crucial, oferecendo atendimento em diversas áreas, como terapia ocupacional, médica, psicológica, fonoaudiologia e fisioterapia, beneficiando aproximadamente 200 pessoas entre alunos e usuários. “Eles prestam um trabalho fundamental para a sociedade. Fazem o papel do poder público. Quero parabenizar a toda a direção e aos voluntários por essa dedicação que beneficia a comunidade”, disse o deputado.
Aliel também enfatizou a relevância do recurso destinado pela Itaipu, através do comando do Diretor Geral Enio Verri e de toda a diretoria, que será direcionado para a construção de um novo banheiro adaptado, uma nova sala e um espaço coberto, melhorando as condições estruturais da instituição.
Além das iniciativas voltadas à Aproaut, o deputado mencionou a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), projeto que visa beneficiar o tratamento de pacientes autistas. O CER, anunciado no ano passado em parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), será edificado junto ao HU-UEPG, proporcionando atendimento especializado em fisioterapia e outras áreas cruciais para a saúde, em colaboração com a ministra da Saúde Nisia Trindade e o reitor da Universidade, Miguel Sanches Neto. (Com assessoria)