30 de novembro de 2023

Câmara de PG discute aumento para 23 vereadores

Arquivo

13 dos 19 vereadores de Ponta Grossa mudaram de legenda durante a 'janela partidária'. Veja as mudanças e como ficaram os grupos políticos.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa instalou ontem, 29, uma Comissão Especial para discutir o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 004/2023, apresentado em julho deste ano, que amplia o número de vereadores para 23, quatro vagas a mais dos 19 atuais.
A proposta foi apresentada em 21 de julho deste ano pelos vereadores: Izaías Salustiano (PL), Jairton da Farmácia (PSD), Josi do Coletivo (Psol), Léo Farmacêutico (PSD), Missionária Adriana (SD), Professor Careca (PSB) e Sargento Guiarone (PRTB).
A Comissão Especial formada ontem será composta pelos vereadores: Josi do Coletivo, presidente, Professor Careca, relator, Felipe Passos (PSDB), Sargento Guiarone e Geraldo Stocco (PV), membros.
Segundo a justificativa do projeto, a ampliação no número de vereadores aumentaria a representatividade dos pontagrossenses junto ao Legislativo Municipal. A “representação política dos cidadãos é fundamental para o fortalecimento da nossa democracia”, explica o projeto de lei. Além disso, os parlamentares justificam o número do eleitorado de Ponta Grossa, que teve aumento nos últimos anos.
Ainda de acordo com a proposta, a Câmara devolveu à Prefeitura Municipal de Ponta Grossa em 2022 mais de R$ 12 milhões. “Este dado demonstra claramente que a manutenção do Parlamento local é superavitária do ponto de vista contábil e financeiro”, finaliza o texto, reforçando que o aumento no número de vereadores “não representará um aumento significativo dos custos” da Casa.

TRÂMITE – Após a instalação da Comissão Especial, os vereadores têm 10 dias para a apresentação de emendas e mais cinco dias para emitir o parecer. Após esse prazo de 15 dias, a proposta está apta para ser votada, com um interstício de 10 dias entre a primeira e a segunda votação.
Em 2019 a Câmara Municipal aprovou a redução de 23 para 19 vereadores, que passou a valer desde a última eleição, em 2020. Caso a proposta seja aprovada, terá validade a partir da eleição municipal do ano que vem.

DESPESAS – Considerando somente as despesas com salário e auxílio alimentação dos vereadores e o salário dos três assessores a que cada vereador tem direito, haverá um aumento de R$ 5.029.388,16 ao longo de quatro anos com a criação das quatro novas vagas, considerando os valores atuais. Sem contar as despesas com diárias, gabinete, celulares e carros.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de outubro de 2024

Mabel faz promessa de asfaltar 100 kms de vias por ano

Divulgação

17 de outubro de 2024

Elizabeth amplia vantagem e abre 11 pontos em Mabel

Divulgação

17 de outubro de 2024

Elizabeth visita novo CMEI que será inaugurado na Colônia Dona Luiza

Reprodução

17 de outubro de 2024

Mabel aluga residência em Curitiba paga pela Assembleia

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos