Arquivo
A família Chociai ensaia uma aproximação com a família Canto, mas mesmo sendo expurgado do governo municipal e estadual, exige a vice na chapa da deputada Mabel Canto. Recentemente a prefeita Elizabeth Schmidt requereu que Elizeu Chociai se reapresentasse ao cargo de auditor fiscal da Prefeitura de Ponta Grossa.
Nas redes sociais, José Elizeu Chociai se despediu hoje, 29, do cargo de diretor de Administração e Finanças da Paraná Cidade. “Concluindo mais uma etapa profissional da minha vida e com o sentimento do dever cumprido. Me dediquei ao máximo e acredito ter dado minha humilde contribuição no processo de reestruturação do Paraná Cidade”, escreveu.
Recentemente a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) requereu que Chociai se reapresentasse ao cargo de auditor fiscal da Prefeitura de Ponta Grossa. Ele estava cedido para o Governo do Estado desde 2019. Elizabeth rompeu com a família Chociai após diversos ataques do presidente da Câmara Municipal, Filipe Chociai, filho de José Elizeu. A prefeita já exonerou diversos cargos em comissão indicados por eles, entre eles o do secretário municipal de Meio-Ambiente, André Pitela.
No Estado, o salário de Chociai é de mais de R$ 26 mil, enquanto na Prefeitura é de R$ 4,6 mil, mais produtividade se tiver. Na oposição ao prefeito Marcelo Rangel, Chociai foi colocado para auditar a Estação Rodoviária, ficando instalado junto ao guarda-volumes.
A prefeita Elizabeth Schmidt também se prepara para assumir o comando do PSD local, atualmente presidido por José Elizeu. Desde a última eleição, José Elizeu perdeu força política. Tentou lançar o filho Mateus Chociai, candidato a deputado federal pelo PSB e bateu de frente com o deputado federal e secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex (PSD). Na campanha mais uma vez bateu de frente com os irmãos Sandro e Marcelo Rangel, deputado estadual e secretário de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital, quando exigiu que a estrutura da campanha do governador Ratinho Júnior (PSD) fosse dividida entre o comitê dos irmãos e o seu comitê da campanha do deputado estadual e líder do Governo Hussein Bakri (PSD).
Hussein Bakri fez míseros 2.659 votos em Ponta Grossa com o apoio de cinco vereadores: Filipe Chociai, Daniel Milla, Paulo Balancin, Léo Farmaceutico e Pastor Ezequiel, além do então secretário municipal de Meio Ambiente, André Pitela. Além dos apoios, o líder do Governo tinha uma folha de serviços prestados em favor da cidade. O deputado confiou a coordenação da sua campanha na cidade a José Elizeu. A expectativa do deputado era fazer 5 mil votos em Ponta Grossa, mas Chociai entregou somente a metade dos votos na cidade, mesmo com toda a estrutura da campanha do deputado e dividindo a estrutura da campanha do governador Ratinho Junior.
A reapresentação ao cargo na Prefeitura de Ponta Grossa demonstra que José Elizeu não tem mais força nem mesmo junto à Bakri, que poderia fazer um apelo à prefeita Elizabeth Schmidt ou ao governador Ratinho Júnior para permanecer no Governo do Estado. A família Chociai ensaia uma aproximação com a família Canto, mas mesmo sendo expurgado do governo municipal e estadual, exige a vice na chapa da deputada estadual Mabel Canto (PSDB). Mateus Chociai, assessor de Bakri na Assembleia Legislativa, é presidente local do PSB.
“Retorno ao cargo de auditor fiscal da Prefeitura de Ponta Grossa, com muita alegria. Também já escalado para uma grande missão eleitoral em 2024”, concluiu José Elizeu.