28 de novembro de 2023

Prefeitura descentraliza e agiliza licenciamento ambiental em Ponta Grossa

Arquivo

Inadimplentes podem ser inscritos em dívida ativa e excluídos do Simples Nacional caso estejam neste regime especial de tributação.

A Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), está avançando na colaboração com o Instituto Água e Terra (IAT) para acelerar processos de licenciamento ambiental na cidade. Com a autorização do Conselho Estadual de Meio Ambiente (CEMA), a pasta municipal retoma o processo de colaboração na análise de requisições de licenciamento.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está autorizada a analisar 29 tipos de atividades, distribuídas em seis grupos: agropecuária, infraestrutura, gestão de resíduos, comércio e serviços, imobiliário e florestal. A lista completa das atividades está disponível no site: smma.pontagrossa.pr.gov.br/licenciamento, e também pode ser acessada por meio da aba ‘onde solicitar licenciamentos’, no portal da Prefeitura.
“Este passo importante visa à descentralização do processo de licenciamento ambiental, trazendo maior agilidade e eficiência, beneficiando diretamente os empreendedores locais. A principal vantagem é a celeridade na conclusão das análises, uma vez que o volume de requisições de licenciamento recebidas pela SMMA é consideravelmente menor que o do IAT. Esta agilidade será uma vantagem para os empreendedores que necessitam de procedimentos de licenciamento ambiental para operar no município, sempre condicionada à apresentação completa dos documentos necessários”, comenta e explica o secretário de Meio Ambiente, Sandro Bandeira.
Para auxiliar os empreendedores, a SMMA disponibiliza Instruções Normativas detalhadas para cada uma das 29 atividades licenciáveis, incluindo orientações específicas, parâmetros e procedimentos administrativos necessários. Estes documentos são acessíveis no mesmo site da SMMA.
Momentaneamente, o requerimento para licenciamento de atividades pelo município deve ser feito por meio do sistema OXY de protocolos, direcionado à SMMA. “Isso ocorre devido ao sistema estadual de protocolos, SGA, que será reativado em meados de 2024, com a data ainda a ser anunciada pelo IAT”, esclarece Bandeira.
As atividades de licenciamento que não estão inclusas nas Instruções Normativas da SMMA vão continuar sob a responsabilidade do IAT, seguindo as regras estabelecidas pelo órgão estadual. Para os casos em andamento que não foram concluídos antes da desativação do SGA, a orientação é reiterar o pedido via sistema OXY, incluindo o número do protocolo SGA e o comprovante de pagamento da taxa ambiental, além dos documentos necessários conforme a Instrução Normativa da atividade em questão.
“Este avanço na gestão ambiental de Ponta Grossa representa equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade, garantindo um processo mais eficiente e transparente para os empreendedores e contribuindo para a preservação do nosso meio ambiente”, finaliza o secretário.
Em caso de dúvidas, a SMMA oferece atendimento para esclarecimentos e suporte pelo telefone 3220-1000, ramal 2308. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos