Divulgação
O governador participou do encontro organizado pelo G7, grupo que reúne entidades do setor produtivo. O encontro discutiu a gestão pública e gestão privada – experiência e possíveis conflitos. O prefeito de São Paulo fez palestra sobre o tema
O governador Beto Richa (PSDB) participou ontem, em Curitiba, do evento organizado pelo G7, grupo formado pelas principais entidades do setor produtivo do Paraná. Cerca de 400 empresários e líderes de diversos segmentos participaram do evento, que discutiu a gestão pública e gestão privada – experiência e possíveis conflitos.
Richa falou sobre a experiência do ajuste fiscal feito no Paraná e afirmou que o grande desafio da administração pública é conseguir meios para ampliar o percentual de investimentos. “Hoje temos tantas vinculações orçamentárias que não sobra quase nada para investir em favor da população”, disse. “Procuro governar o Paraná como os empresários administram as empresas: cortando gastos, buscando eficiência na máquina pública. Hoje temos o reconhecimento de grupos, instituições, entidades isentas, nacional e internacionalmente”, lembrou.
EXEMPLO – O resultado alcançado pelo Paraná com o ajuste fiscal foi mencionado, também, pelo prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), que foi palestrante no evento. “O Paraná é um bom exemplo de que política fiscal deve ser feita com responsabilidade. O ajuste fiscal colocou o Estado em uma situação confortável no atual cenário de crise econômica nacional. O Paraná fez o que tinha que fazer e hoje desfruta de uma posição boa e saudável, do ponto de vista financeiro e, inclusive, no apoio aos municípios paranaenses”, afirmou.
FORTALECER DIÁLOGO – Segundo o presidente do Fecomércio Paraná e atual coordenador do G7, Darci Piana, o evento foi a primeira de uma série de ações do grupo para fortalecer o diálogo entre os setores produtivos de todas as regiões do Estado e tratar dos interesses de cada segmento. “A ideia é de que no próximo ano, possamos realizar um grande congresso empresarial do Paraná”, disse. Ele ressaltou a importância de se conhecer a fundo as experiências da gestão no setor público e privado. “Isso é relevante para os empresários do Paraná”, disse ele. O encontro foi realizado na Universidade Positivo, em parceria com a própria universidade e apoio institucional do Lide Paraná.
O G7 é formado pela Fecomércio, pelas federações da Agricultura (Faep), das indústrias (Fiep), das cooperativas (Fecoopar); das associações comerciais e empresariais (Faciap); de transporte de cargas (Fetranspar) e a Associação Comercial do Paraná (ACP). (Com AEN)