27 de outubro de 2023

UEPG promove 51º Fenata com novo formato e mais dias de apresentações

Divulgação

São mais 40 espetáculos vindos de todo o Brasil e, pela primeira vez em sua história, terá mostras específicas para palhaçaria, teatro de animação e teatro experimental.

De 26 de outubro a 09 de novembro, acontece a 51ª edição do Festival Nacional de Teatro (Fenata), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg). São mais 40 espetáculos vindos de todo o Brasil e, pela primeira vez em sua história, terá mostras específicas para palhaçaria, teatro de animação e teatro experimental. Outra novidade é o palco do Serviço Social da Indústria (Sesi), instalado no Lago de Olarias, para receber o público que poderá acompanhar gratuitamente peças de vários estilos até 31 de outubro.

A mostra principal do Fenata inicia dia 03 (sexta-feira), com o espetáculo “GAG – Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da companhia de dança G2 do Teatro Guaíra. A peça é dirigida por Gabriel Vilela, considerado um dos grandes diretores teatrais brasileiros. Já no dia 05 (domingo), o Festival apresenta a peça “A Luta”, com o ator Amaury Lorenzo, atualmente no ar em Terra e Paixão como o personagem Ramiro. O espetáculo é baseado na terceira parte do clássico “Os sertões”, de Euclides da Cunha.

Outra grande atração está reservada para o encerramento do Festival, que terá a apresentação do palhaço de rua Chacovachi, interpretado pelo ator argentino Fernando Cavarozzi. Referência mundial em palhaçaria, Chacovachi estrela em “Cuidado: um palhaço mau pode arruinar sua vida”, que encerra o Fenata na noite de quinta-feira (09). As peças acontecem no Cine-Teatro Ópera, a partir das 20h30. A programação completa está disponível no site do Fenata.

Nesta edição, o Festival é promovido como mostra de teatro, para promover diversidade de artistas e de público, como aponta o diretor de Assuntos Culturais da UEPG, Nelson Silva Júnior. “Este Fenata terá mais locais e espetáculos, com atrações para todos os públicos. Vamos marcar presença no teatro, nas escolas e nas ruas. A programação terá uma presença marcante da grande palhaçaria brasileira e internacional”, destaca.

INGRESSOS – A entrada é livre em todas as peças, exceto as realizadas no Cine-Teatro Ópera no período noturno. O ingresso custa 20 reais a inteira e 10 reais a meia. A venda será realizada na sede da Proex, na Praça Marechal Floriano Peixoto, nº 129, no Centro de Ponta Grossa, das 08h às 17h. Os ingressos também serão vendidos 30 minutos antes de cada espetáculo no teatro. Para as peças “GAG” e a “A Luta”, o ingresso custa 50 reais a inteira e a 25 reais a meia.

O 51º Fenata é realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico (Fauepg); tem patrocínio da Itaipu Binacional, do Serviço Social da Indústria (Sesi), da Belgotex do Brasil e da Unimed Ponta Grossa; e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Ponta Grossa, do Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa (ComturPG), da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio) e do Serviço Social do Comércio (Sesc). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos