27 de julho de 2023

Em Castro, com Michele Fadel inelegível, Moacyr cogita “bem bolado” com Dr. Reinaldo

Arquivo

Nos bastidores da Assembleia, o deputado e ex-prefeito Moacyr Fadel teria cogitado apoiar o candidato da oposição e seu maior rival político, o ex-prefeito Dr. Reinaldo Cardoso Filho, num “bem bolado”: dividindo a Prefeitura.

Os planos do ex-prefeito de Castro e deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) fazer a sua esposa, Michele Fadel, sucessora na Prefeitura foram por água a baixo após consulta ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo tendo renunciado a Prefeitura para candidatar-se a Assembleia, a regra estabelecida pela Constituição Federal art. 14, §§ 5º e 7º prevalece: Cônjuge de prefeito reeleito não poderá candidatar-se ao cargo de prefeito, nas eleições subsequentes, por ser inviável o exercício de três mandatos consecutivos no âmbito do mesmo núcleo familiar.

A mesma legislação veda a participação de parente do prefeito/ex-prefeito até segundo grau ou por adoção, o que tornaria o seu sobrinho e presidente da Câmara Municipal, Neto Fadel (Patriota), apto para a disputa, mas Moacyr sempre preteriu a sua candidatura ao comando do Executivo Municipal de Castro.

O atual prefeito Alvaro Telles (PSL) seria o candidato natural do grupo, inclusive com boas relações entre opositores a Fadel. Mas Telles não quer sair candidato.

Diante desse cenário, nos bastidores da Assembleia, Fadel teria cogitado apoiar o candidato da oposição e seu maior rival político, o ex-prefeito Dr. Reinaldo Cardoso Filho, num “bem bolado”: dividindo a Prefeitura.

Fadel já ‘salvou’ Dr. Reinaldo de uma condenação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na Câmara Municipal no ano passado, recebendo o seu apoio para deputado estadual.

Num acordão entre Fadel e Dr. Reinaldo, os inimigos a Fadel cogitam apoiar a ex-deputada Aline Sleutjes para a Prefeitura.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos