21 de julho de 2023

Paulo Cenoura recebe título de Cidadão Honorário

Divulgação

Ex-vereador, Paulo Cenoura também já ocupou o cargo de secretário municipal em duas oportunidades. Atualmente ocupa a chefia de gabinete do deputado federal Aliel Machado.

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa realizou ontem, 20, Sessão Solene para a entrega de títulos de cidadania a 14 personalidades. Entre os homenageados com o título de Cidadão Honorário, estava o ex-secretário municipal e ex-vereador Valdenor Paulo do Nascimento, atual chefe de gabinete do mandato do deputado federal Aliel Machado (PV).

A homenagem foi proposta pelo vereador Professor Careca (PSB). “Para mim é uma grande honra conceder esse título. Prestar essa homenagem é um gesto de muita admiração e carinho. Por meio dela, é possível deixar claro o quanto ele representa para o desenvolvimento de Ponta Grossa durante todos esses anos de dedicação na vida pública.  Tenho certeza de que ele é merecedor dessa honraria”, justificou Careca.

Paulo Cenoura, como é conhecido, nasceu em Palmeira, mas mudou-se ainda na infância para Ponta Grossa. Estudou em colégios públicos na cidade e ingressou no sindicato dos Metalúrgicos em 1987. Na passagem pelo sindicato, ocupou os cargos de vice-presidente e secretário geral por duas gestões (1994 a 2000). O sindicato contava com uma base de cinco mil trabalhadores em Ponta Grossa e região.

“Me sinto muito lisonjeado em receber o título de Cidadão Honorário de Ponta Grossa, especialmente quando a cidade comemora os 200 anos. A maior parte da minha vida dediquei ao serviço público, desde o sindicato dos trabalhadores, onde avançamos e tivemos várias conquistas, passando pela vida pública como secretário e vereador. Quero agradecer ao vereador Careca por me indicar para a maior honra que um cidadão pode receber de uma cidade e também aos vereadores pela aprovação por unanimidade. Agradeço ainda a minha família, por todo o apoio que sempre me deram. Agora passo a ser um filho oficial da cidade de Ponta Grossa”, revelou Cenoura.

Entre as lutas do período de sindicato estão as campanhas salariais, cos cursos profissionalizantes, a conquista de convênios médicos e melhorias de condições de vida para os trabalhadores metalúrgicos, como a conquista da sede campestre dos trabalhadores, que está localizada na região do Santa Luzia.

O trabalho desenvolvido no sindicato o credenciou a ser escolhido para a executiva do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual estava filiado desde 1995. A luta pelos metalúrgicos o incentivou a buscar na política um meio de transformar a realidade, não apenas para a categoria metalúrgica, mas para os trabalhadores em geral.

Com a eleição de Péricles de Holleben Mello (PT) à Prefeitura de Ponta Grossa em 2000, Paulo Cenoura foi convidado a ocupar um cargo de secretário municipal na administração, passando a ser chefe de gabinete.

O papel desempenhado neste período o levaram a coordenar a campanha do ex-prefeito Péricles à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, e com a eleição, se tornou chefe de gabinete do deputado estadual entre os anos de 1996 a 2011.

Já em 2012, Paulo Cenoura se elege vereador pelo Partido Social Cristão (PSC) com mais de 1.500 votos, sendo o mais votado da coligação. Durante este período, apresentou projetos e debateu temas importantes para toda a sociedade. Cenoura foi convidado para ocupar a pasta da secretaria de Meio Ambiente na administração Marcelo Rangel (PSDB), entre 2014 a 2016.

Em 2017 é convidado pelo deputado federal Aliel Machado para integrar a equipe de assessoria do mandato. A princípio exerce a articulação política do mandato com os municípios da região. Com o resultado positivo na reeleição do parlamentar à Câmara Federal em 2018, Cenoura é convidado a assumir a chefia de gabinete. Com isso, articulou e participou da composição de grupos políticos não apenas em Ponta Grossa, mas também em toda a região.

O trabalho desenvolvido como chefe de gabinete o alçou a coordenador geral da campanha à reeleição do deputado Aliel Machado em 2022 e o ingresso ao Partido Verde do Paraná, ocupando o cargo de secretário de organização do partido no Estado. (Com assessoria)

PROJETOS IMPORTANTES COMO SECRETÁRIO:

– Implantação do fundo municipal de Meio Ambiente: que possibilita que o Município emita até hoje licenciamentos ambientais. Antes era preciso autorização do Instituto Água e Terra (IAT).

– Implantou a coleta seletiva de resíduos: grande programa que ajudou a diversos agentes ambientais com o sustento, além da inclusão social dos catadores de recicláveis.

– Projeto Primavera o Ano Todo: que prevê a plantação de flores nos principais corredores de veículos da cidade;

– Criação da cooperativa para a destinação final dos resíduos sólidos da construção civil (Cooperconcre).


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos