IRATI

31 de maio de 2023

Investimento em saúde, educação e ensino superior são avanços da administração de Jorge Derbli, em Irati

Divulgação

Prefeito afirma que Município pretende avançar ainda mais nas áreas da infraestrutura, com pavimentação e manutenção das estradas rurais, e na habitação.

Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny.

Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques a escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia. Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e a Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente.

Dando sequência a série de reportagens, a entrevista de hoje, 31, é com o prefeito de Irati, Jorge Derbli.

BD/BJ – O senhor já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?

JORGE DERBLI – Dificuldade foi a parte financeira, a falta de recursos. Não aumentou a receita no mesmo patamar que cresceram as despesas. Entre as principais conquistas vejo que é ter dado continuidade nas obras que iniciamos e aquelas que estavam paradas de outras gestões. No momento, através de financiamentos, vamos trabalhar com mais pavimentações de bairros, comprar um britador para ser utilizado na manutenção de estradas rurais, além de comprarmos casas, que são grandes demandas da população.

BD/BJ- Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?

JORGE DERBLI – Na época da Covid houve um dinheiro para complementar. Hoje, temos como problemas as contrapartidas das obras. O maior impacto foram os convênios que fizemos com determinado valor e depois da pandemia os valores dobraram, os custos das obras subiram. Com isso aumentou a nossa parte de contrapartida. O Município precisou bancar os aditivos de reequilíbrio de valores, havendo um desembolso maior.

BD/BJ – Das metas de campanha, quais o senhor conseguiu alcançar?

JORGE DERBLI – Boa parte do nosso plano de governo foi realizado. Vai ser difícil completar 100%, porque a pandemia mudou muito o quadro, principalmente o financeiro. Mas, ainda temos algumas pendências, como terminar o ginásio de esportes por questão judicial; o teatro que é uma obra do Estado, o qual buscamos alternativas para que seja finalizado.

Nós melhoramos muito a saúde, investimos em educação, com renovação da frota do transporte escolar. Na cidade trabalhamos muito com a infraestrutura de asfalto e ainda muita coisa vai acontecer. Nosso centro de exposições e rodeios, o Centro de Eventos que construímos, o Complexo Social Cidade do Idoso, as festividades da ExpoIrati, para o Município se tornar uma referência nos eventos e dar lazer e diversão para o público.

Tivemos um grande avanço no setor educacional, com a instalação de instituições privadas de ensino, como a Campo Real, que terá Curso de Medicina daqui a alguns anos. Vemos que as pessoas estão acreditando em Irati, no seu desenvolvimento e isso está gerando empregos e movimentando a nossa economia.

BD/BJ – Qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?

JORGE DERBLI – Nossa ideia é no 31 de dezembro de 2024 estarmos com todas as obras iniciadas já terminadas, projetos, execuções e entregas das obras 100%. Tudo o que iniciamos queremos terminar.

BD/BJ – Como o senhor avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?

JORGE DERBLI – O governador Ratinho Junior tem nos ajudado bastante, liberando investimentos através da Secretaria de Cidades, e através de outras pastas, como a da Saúde. Já o governo Lula é mais voltado ao social. Acredito que vai ter bastante recurso para a assistência social, habitação, o que é muito importante para melhorar a qualidade de vida das famílias mais carentes.

BD/BJ – Ano que vem é ano de eleição municipal, o senhor já tem definido quem será o candidato do seu grupo?

JORGE DERBLI – Nós teremos candidato, isto é, buscando a continuidade. Vamos tentar buscar fazer o sucessor. Temos alguns nomes de destaque aqui dentro da administração, que na época oportuna vamos realizar pesquisas e avaliar como se comporta o quadro, que muda muito. Nossa ideia é dar apoio e tentar que a próxima gestão continue com as mesmas metas e princípios que temos, para dar continuidade a projetos de desenvolvimento de Irati.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos