30 de maio de 2023

Prefeitura de PG mantém redução de gastos com pessoal e aumenta investimentos na saúde

Divulgação

A manutenção dos gastos com pessoal no mesmo patamar do ano anterior, e o aumento de quase 9% nos investimentos em Saúde e 29% na assistência social, foram pontos positivos apontados durante a audiência. Cláudio Grokoviski lembrou que há dois anos, o índice de gastos com pessoal era de 50,66%, e que agora, pelo segundo ano consecutivo, se mantém em torno de 45%.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Fazenda, realizou hoje, 30, audiência pública para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2023, no plenário da Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. O balanço, apresentado pelo secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, apontou redução de 3,92% da Receita Corrente Líquida (RCL), em relação ao mesmo quadrimestre de 2022, o que indica um alerta frente aos próximos quadrimestres, uma vez que a inflação se encontra na ordem de 4,18%.

De acordo com Grokoviski, outro ponto apresentado na audiência, que merece acompanhamento, é a receita oriunda da Transferência Constitucional de ICMS que teve um decréscimo no quadrimestre de – 7,34%. O secretário explica que a redução ocorreu devido a diminuição da alíquota de ICMS dos combustíveis, serviços de energia elétrica e telecomunicação. “Se por um lado para o consumidor a medida é boa, pois reduz o preço desses itens, por outro lado a conta dessa redução está chegando nas receitas municipais”, explicou.

A manutenção dos gastos com pessoal no mesmo patamar do ano anterior, e o aumento de quase 9% nos investimentos em Saúde e 29% na assistência social, foram pontos positivos apontados durante a audiência. Cláudio Grokoviski lembrou que há dois anos, o índice de gastos com pessoal era de 50,66%, e que agora, pelo segundo ano consecutivo, se mantém em torno de 45%. “Nos últimos anos conseguimos reduzir drasticamente esse índice, que impedia, por exemplo, a criação de um Plano de Cargos, como ocorreu recentemente”, disse o secretário.

Por fim, a apresentação demonstrou que somente no 1º quadrimestre o Município pagou R$ 35 milhões em dívidas com os diversos credores, mantendo assim a adimplência no pagamento e as certidões em dia. Entre dívidas previdenciárias e precatórios, esse montante foi de quase 21 milhões. “São dívidas assumidas de diversas gestões que temos o compromisso de mantê-las em dia”, finaliza o secretário. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos