Arquivo
José Elizeu Chociai teria tentado dar uma enquadrada em Bakri, mas o tiro foi no pé e quem saiu enquadrado e quase demitido do pomposo cargo que ocupa no Governo do Estado foi ele. Acuado, se agarra para manter poder e costeia o alambrado da família Canto.
O time Bakri, formado pelo triunvirato de peso Sandro Machinski (Castro), assessor parlamentar na Assembleia, Renato Taques Mussi (Jaguariaíva), coordenador regional da Cohapar, e Caê Ferreira (Castro), voluntário, fizeram o dobro de votos nos municípios dos Campos Gerais que José Elizeu Chociai, Diretor de Administração e Finanças da ParanaCidade, fez em Ponta Grossa para o deputado.
Hussein Bakri fez míseros 2.659 votos em Ponta Grossa com o apoio de cinco vereadores: Filipe Chociai, Daniel Milla, Paulo Balancin, Léo Farmaceutico e Pastor Ezequiel, além do secretário municipal de Meio Ambiente, André Pitela. O deputado confiou a coordenação da sua campanha na cidade a Chociai e, além dos apoios, tinha uma folha de serviços prestados em favor da cidade. Nos Campos Gerais, Bakri fez 5.384 votos.
A expectativa do deputado era fazer 5 mil votos em Ponta Grossa e 5 mil na região. Mas Chociai entregou somente a metade dos votos na cidade, mesmo com toda a estrutura da campanha do deputado e dividindo a estrutura da campanha do governador Ratinho Junior (PSD) para a região. Já o time Bakri, só com a ‘bainha do facão’, superou a meta, abrindo ainda outras bases fora dos Campos Gerais.
Após a eleição, Chociai teria tentado dar uma enquadrada em Bakri, mas o tiro foi no pé e quem saiu enquadrado e quase demitido do pomposo cargo que ocupa no Governo do Estado foi ele. Acuado, se agarra para manter poder.
Hussein Bakri fortaleceu o time paralelo a Chociai em Ponta Grossa e na região, que tem recebido autonomia do deputado para trabalhar e apresentado resultados bem mais satisfatórios. Na chefia do seu gabinete está o coronel Renato Taborda, ex-comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná, com sede em Ponta Grossa.
Chociai anda costeando o alambrado da família Canto. É o espaço que tem para tentar emplacar o seu pimpolho, vereador Filipe Chociai, presidente da Câmara Municipal, de vice da deputada estadual Mabel Canto (PSDB) na disputa para a Prefeitura no ano que vem. A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que deve concorrer a reeleição, não quer vê-lo pintado de ouro na frente, depois da molecagem da tentativa de boicotar a redução da tarifa do transporte coletivo.