Divulgação
As filas da saúde de moradores de Castro que precisam madrugar ao relento, no frio e às vezes até debaixo de chuva para conseguir uma ficha de consulta nas Unidades Básicas de Saúde preocupa os parlamentares, que chamam atual modelo de arcaico.
As filas da saúde de moradores de Castro que precisam madrugar ao relento, no frio e às vezes até debaixo de chuva para conseguir uma ficha de consulta nas Unidades Básicas de Saúde pautou o debate da sessão da última quarta-feira, 17.
O requerimento 176/2023 de autoria dos vereadores Professor Jonathan Barros (PSC) e Jhonnathan Flugel (Podemos), solicita à Secretária Municipal de Saúde informações quanto à possibilidade de instalação de cobertura na Unidade Básica de Saúde UBS, Jardim das Araucárias.
O pedido é devido a atual situação da população que utiliza o posto para consultas, os moradores acabam esperando em frente à unidade de saúde para pegar ficha para consultar, chegando de madrugada e ficam ao relento, na chuva e no frio.
Professor Jonathan destacou durante a discussão do requerimento que o pedido foi feito devido ao fato de que ele sempre passa em frente à UBS e vê a situação dos moradores que tem que ficar ao relento para pegar ficha. “Vamos fazer uma cobertura ali, colocar um banco, já que não pode mexer na ficha” completou.
Os vereadores Joel Elias Fadel (Patriota), Cezar do Povo (União Brasil) e Mauricio Kusdra (PSB), usaram da palavra para ressaltar outros Postos de Saúde que passam pela mesma situação como, por exemplo, UBS da Vila Rosário, Primavera e Arapongas e pela forma com é distribuído as fichas no Município. “Podemos achar outra forma de distribuir as fichas, tem que ter outra forma” destacou Joel.
Kusdra relembrou outros requerimentos que já foram enviados à Secretaria com o mesmo objetivo, “todo ano fazemos o mesmo pedido, esse modelo que fazemos de distribuição de ficha é arcaico, outras cidades não são assim, já existem outras formas, novas tecnologias” finalizou Kusdra. (Com assessoria)