Arquivo
Um filho candidato a vereador pelo PSB junto à Aliel, o outro filho vereador no PSD de Marcelo Rangel, e ele filiado no MDB aliado da prefeita Elizabeth Schmidt. Chociai costura a união do grupo de Jocelito com Aliel.
Vergonhoso o cerco feito pelo diretor de Administração e Finanças da ParanaCidade, José Elizeu Chociai, e o seu pimpolho, Mateus, no deputado estadual Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Assembleia Legislativa, na posse da nova diretoria da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), ontem, 18, em Carambeí.
Bakri não ficou satisfeito com os míseros 2.659 votos recebidos em Ponta Grossa contando com o apoio de cinco vereadores: Filipe Chociai, Daniel Milla, Paulo Balancin, Léo Farmaceutico e Pastor Ezequiel, além do secretário municipal de Meio Ambiente, André Pitela. O deputado confiou a coordenação da sua campanha em Ponta Grossa e na região a Chociai e, além dos apoios, tinha uma folha de serviços prestados em favor da cidade.
Dia destes, em reunião entre Bakri e a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), Mateus, foi gentilmente convidado a se retirar. Ele é cotado pela família como sucessor do irmão, o presidente da Câmara Municipal, Filipe Chociai, que almeja ser candidato a vice-prefeito.
Chociai anda costeando o alambrado da família Canto. É o espaço que tem para tentar emplacar Filipe de vice da deputada estadual Mabel Canto (PSDB) na disputa para a Prefeitura no ano que vem. A prefeita Elizabeth Schmidt, que deve concorrer a reeleição, não quer vê-lo pintado de ouro na frente, depois da molecagem de querer segurar a redução da tarifa do transporte coletivo.
Filipe Chociai está isolado na Câmara Municipal após a traição ao seu antecessor, Daniel Milla, e o rompimento com a prefeita Elizabeth Schmidt.
Já Chociai pai teria tentado dar uma enquadrada em Bakri, mas o tiro foi no pé e quem saiu enquadrado e quase demitido do cargo que ocupa no Estado foi ele. Acuado, se agarra para manter poder.
Após a eleição, Hussein Bakri formou um time paralelo a Chociai em Ponta Grossa e na região, que tem recebido autonomia do deputado para trabalhar e apresentado resultados bem mais satisfatórios. Na chefia do seu gabinete está o coronel Renato Taborda, ex-comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná, com sede em Ponta Grossa. Além dele, o time de Bakri é formado por lideranças de Castro e Jaguariaíva.