Divulgação
Abertura do hospital para maternidade e cirurgias de baixa complexidade é uma das conquistas da atual gestão.
Ceres Regina de Aguiar Vieira, especial para os Blogs do Doc.com e do Johnny.
Faltando 20 meses para o término do mandato dos prefeitos eleitos e reeleitos, muitos foram e ainda são os desafios daqueles que iniciaram a gestão em meio à pandemia da Covid-19 e que mudou o cenário mundial, afetando o dia a dia das pessoas, os rumos da economia, e claro, a administração dos municípios. Paralelo a isso, o Brasil viveu eleições para Governo do Estado e Presidência da República, assistiu a uma onda crescente de ataques A escolas e está na expectativa de novos rumos para a economia. Os Blogs do Doc.com e do Johnny conversaram com os prefeitos que integram a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) e da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar) para saber como cada um enfrentou essas situações, o que fez e quais as expectativas para esses meses que ainda têm pela frente.
Dando sequência a série de reportagens, a entrevista de hoje, 17, é com o prefeito de Arapoti, Irani Barros.
BD/BJ – O senhor já completou pouco mais de dois anos de mandato. Quais foram as maiores dificuldades e as maiores conquistas da administração até agora?
Irani Barros – No início da gestão com certeza foi a pandemia. Quase um ano sem poder realizar reuniões, eventos, concursos. Já as conquistas foram muitas. Fizemos diversas melhorias na saúde como a reabertura de posto com atendimento médico e farmácia em Calógeras, a abertura do Hospital 18 de Dezembro para maternidade e cirurgias de baixa complexidade. Também conseguimos a construção de 301 casas populares, distribuímos uniformes completos para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino. Estamos renovando e qualificando a frota de veículos da prefeitura para melhorar o atendimento à população. Firmamos convênio com o estado e a Klabin para construção do Contorno Sul, obra que retirará o tráfego pesado do centro da cidade. Conseguimos a pavimentação de três bairros e o recapeamento de várias ruas.
BD/BJ – Qual foi o impacto da pandemia na arrecadação do Município e no repasse dos recursos federais e estaduais e como a administração lidou com isso?
Irani Barros – Em Arapoti o impacto na arrecadação não nos afetou, pois nosso comércio não fechou nenhum dia. Nossa produção também não apresentou queda. Além disso, contamos com o apoio forte dos governos estadual e federal, através dos nossos deputados no repasse de convênios e emendas.
BD/BJ – Os municípios foram impactados com a onda de ameaças de violência contra as escolas. Como a administração está trabalhando para garantir a segurança?
Irani Barros – Nas escolas tomamos providências imediatas. Reunimos todos os envolvidos na educação e segurança como as policias Civil e Militar, Conselho Tutelar, Patrulha Escolar e discutimos medidas rápidas e eficazes. Orientamos diretores e diretoras a fecharem os portões e controlarem melhor a entrada nas escolas. Também orientamos alunos e pais e contratamos de imediato vigilância para auxiliar nas entradas das escolas e controlar seus perímetros durante o período de aulas.
BD/BJ – Das metas de campanha, quais o senhor conseguiu alcançar e qual o maior desafio dessa gestão ainda por vencer?
Irani Barros – Melhorias na saúde, como a abertura do hospital. O projeto para construção das 301 casas populares, depois de mais de dez anos sem a construção de uma única casa no Município. O convênio com o estado e a Klabin para a construção do contorno. Nosso maior desafio é concretizar esses dois últimos projetos citados que são as casas populares e o Contorno Sul.
BD/BJ – Nestes 20 meses que faltam para terminar o mandato, qual a sua expectativa e o que os munícipes podem esperar?
Irani Barros – Serão vinte meses de bastante trabalho com foco para terminar os projetos já iniciados e os que ainda estão em fase de planejamento como o Lago do Aratinga, o Mirante, e o recapeamentos das ruas mais danificadas.
BD/BJ – Como o senhor avalia a gestão do governador Ratinho Junior e do Presidente Lula?
Irani Barros – O governador Ratinho Junior fez uma boa gestão no primeiro mandato, tanto que foi reeleito com mais de 70% dos votos. É um governo que faz a política do bem, convergente, sem atritos com a oposição, sem escândalos. Sobre o Governo Lula, ainda é muito cedo para se avaliar.
BD/BJ – Ano que vem é ano de eleição municipal, o senhor já tem definido se será candidato a reeleição?
Irani Barros – Sim, sou pré-candidato a prefeito.