15 de maio de 2023

Ao lado de governador em exercício, deputados recebem pleitos de 30 municípios da região de Maringá

Divulgação

Evento ocorreu no fim da tarde desta sexta-feira, 12, no Parque de Exposições de Maringá. A atividade faz parte da Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná criado para aproximar os parlamentares do cidadão.

Os deputados estaduais paranaenses receberam, ao lado do governador em exercício do Estado, Darci Piana (PSD), um documento com as demandas dos 30 municípios que fazem parte da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (AMUSEP). A entrega ocorreu nesta sexta-feira, 12, durante evento realizado na Exposição Feira Agropecuária, Industrial e Comercial de Maringá (Expoingá). A atividade faz parte da Assembleia Itinerante, projeto da Assembleia Legislativa do Paraná criado para aproximar os parlamentares do cidadão.

A solenidade foi realizada no Parque Internacional de Exposições de Maringá Francisco Feio Ribeiro. O evento foi organizado pela AMUSEP e pela Sociedade Rural de Maringá (SRM). As reivindicações foram recebidas pelo primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), pela segunda-secretária da Casa, deputada Maria Victoria (PP), e pelos deputados que representam Maringá no Legislativo. O encontro reuniu mais de 25 prefeitos da Associação, além de vereadores e demais lideranças da região.

Os prefeitos da AMUSEP elencaram uma série de reivindicações. Na segurança pública, a associação pediu a destinação de novos policiais para os municípios, melhoria da segurança nas escolas e a volta dos escritórios regionais do ParanaCidade. Na área da saúde, os prefeitos solicitaram a ampliação de leitos nos hospitais, viabilização e flexibilização das cirurgias eletivas, viabilidade de voos noturnos do helicóptero do Samu, além da possibilidade de os consórcios públicos receberem recursos diretos.

Entre outras demandas, na área da infraestrutura, os chefes dos executivos municipais reforçaram a importância da viabilização de projetos de pontes municipais e a pavimentação da PR-547. As reivindicações foram entregues, em nome de todos os prefeitos, pelo presidente da AMUSEP e prefeito de Ângulo, Rogério Bernardo.

De acordo com o deputado Alexandre Curi, a ideia é reunir os prefeitos e prefeitas da AMUSEP para ouvir demandas e projetos de infraestrutura, discutindo Maringá e região. “Eu não poderia deixar de estar aqui na Assembleia Itinerante. O grande objetivo da Mesa Executiva e dos 54 deputados é levar a Assembleia para mais próximo da população. Isso dá oportunidade às pessoas que não têm contato direto com o deputado, que não pode estar presente em Curitiba. A Assembleia Legislativa instalada nesta grande e importante cidade do Estado cumpre seu objetivo. Da edição de Londrina, saímos com quase sessenta reivindicações. Agora saímos de Maringá com grandes sugestões para que possamos levar para o Poder Legislativo e o Executivo”, destacou.

Já a deputada Maria Victoria destacou que a integração dos municípios com a Assembleia e o Governo do Estado permite a execução de obras e a solução efetiva das necessidades das cidades paranaenses. Ela destacou o repasse de R$ 200 milhões das economias realizadas na Assembleia para o programa Asfalto Novo Vida Nova do Governo do Estado. “São investimentos que vão beneficiar mais de 100 cidades em todo o Paraná. Serão pavimentadas as ruas da área urbana de todos os municípios com até 7 mil habitantes”, pontuou. Além do asfalto, o programa prevê a construção de calçadas, iluminação em LED, galerias pluviais e arborização.

O governador em exercício, Darci Piana, afirmou que o Governo vai analisar os documentos. “Prestei muita a atenção em que todos falaram. Queria lembrar de que nosso governador tem cumprido à risca as propostas. Somos um governo municipalista. Vamos analisar todos os itens desta relação, com os respectivos comentários que ouvimos de nossos deputados. Vamos buscar recursos no Banco Mundial para os pequenos municípios. Além disso, quero lembrar de que estamos liberando recursos para mais de 170 municípios com até sete mil habitantes para pavimentação. Por isso, quero me colocar à disposição. Vamos voltar aqui para conversar e falar de que formas vamos atender”, disse.

Em uma sessão especial realizada pela Assembleia na noite desta quinta-feira, 11, os parlamentares já haviam recebido uma série de sugestões e propostas de representantes de associações comerciais, prefeituras, entidades rurais e de classe e membros da sociedade civil organizada de Maringá. Entre as reivindicações recebidas se destacam pedidos para as áreas da saúde, como recursos para hospitais e renovação da frota de veículos, da segurança pública, com a contratação de homens para aumento do efetivo policial da cidade; além da realização de obras de infraestrutura e implantação de inovações na área da tecnologia e do ensino superior. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos