Divulgação
As obras de recuperação e readequação das estradas rurais consistem no patrolamento, escarificação, cascalhamento e compactação do leito. As ações também contemplam a execução e manutenção dos dispositivos de drenagem, como as caixas de contenção, saídas laterais, bueiros e caixas de dissipação.
O Programa Caminhos do Agro, desenvolvido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segue avançando com o trabalho nas estradas rurais de Ponta Grossa. Ao todo já foram mais de 130 km de estradas recuperadas.
Com 3 equipes em operação, foram utilizados mais de 700 cargas de cascalho no trabalho de revitalização das estradas, e executados mais de 250 dispositivos de drenagem de águas pluviais, avançando cada vez mais em direção às vilas do interior, atendendo demandas de escoamento de produção, transporte escolar e circulação de pessoas nessas regiões.
“Estamos buscando alcançar as regiões que mais foram afetadas pelas fortes chuvas que atingiram nossa cidade no início deste ano, em Itaiacoca, Guaragi e a região do Alagados”, afirmou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa.
As obras de recuperação e readequação das estradas rurais consistem no patrolamento, escarificação, cascalhamento e compactação do leito. As ações também contemplam a execução e manutenção dos dispositivos de drenagem, como as caixas de contenção, saídas laterais, bueiros e caixas de dissipação.
Os trabalhos também visam a manutenção de pontes de madeira na área rural, como já realizado nas pontes do Carazinho, Sete Saltos de Baixo, acesso ao Buraco do Padre e acesso a Copiosa Redenção, em Itaiacoca. Na região do Alagados, a ponte do acesso à Usina do Pitangui e em Uvaia, a Ponte da Colônia Moema, também foram revitalizadas.
PROGRAMAÇÃO – Na região do Alagados, a equipe já executou a recuperação de toda a estrada principal e também as ruas da Vila Ernestina. Realizou também a recuperação do acesso à Ponte Preta, seguindo até o arroio São Miguel (divisa de Ponta Grossa x Castro). Na sequência, a equipe segue na região, atendendo os acessos secundários, como o acesso ao Genésio Borsato, Capela Santa Bárbara, Cachoeira do Rio São Jorge – importantes pontos turísticos da região – também o acesso junto a ponte que liga às chácaras do São Jorge e o acesso às fazendas.
Na região do Guaragi as equipes já recuperaram a Estrada do Tabuleiro, a Estrada do Caminho Grande e o início da Estrada do Faxinal Grande. Agora estão sendo executados os serviços na região do Roxo Roiz. Na sequência as equipes seguem para a vila do Guaragi sentido estrada do Faxinal Grande, importante roteiro para retirada da produção agrícola da região e na sequência para a Colônia Sutil.
Na região de Itaiacoca as equipes já realizaram a recuperação de toda a estrada do Mato Queimado, seguindo agora sentido da vila de Sete Saltos de Cima e da Estrada Municipal Terêncio Fidelis Machado. Na sequência os trabalhos seguirão para a região de Sete Saltos de Baixo, Cerrinho, Carazinho e a estrada até Conceição, recuperando importantes linhas escolares das vias rurais.
Hoje, 24, foi integrada ao programa uma nova equipe com motoniveladora, retro escavadeira e rolo compactador, que iniciará os trabalhos de recuperação na região do Taquari dos Polacos e Taquari dos Russos. Em um primeiro momento, o atendimento ocorrerá em pontos emergenciais que foram muito afetados pelas recentes chuvas, e na sequência será feita a recuperação completa de toda região. (Com assessoria)