19 de abril de 2023

Aliel preside audiência pública com ministra da Saúde em Brasília

Divulgação

Parlamentar reencontrou a ministra depois do lançamento do edital que irá contratar 30 médicos para Ponta Grossa e mais 17 para a região no Programa Mais Médicos.

O deputado federal Aliel Machado (PV) presidiu hoje, 19, a reunião conjunta das Comissões da Saúde; e de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso), da qual o parlamentar paranaense é presidente, que recebeu a presença da ministra da Saúde Nísia Trindade. A reunião ocorreu num dos plenários da Casa e contou com a presença de dezenas de deputados. O objetivo foi a apresentação das prioridades da pasta da Saúde em 2023. Parte da reunião foi presidida pelo deputado Zé Vitor (PL-MG), presidente da Comissão de Saúde.

O convite para a audiência com a ministra atendeu a requerimentos apresentados pelos deputados Aliel Machado (PV-PR), Adriana Ventura (Novo-SP), Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Ana Paula Lima (PT-SC), Luciano Vieira (PL-RJ) e Dr. Jaziel (PL-CE).

“A ministra, que é a primeira mulher a comandar a pasta da Saúde, emprestou o seu conhecimento para o Parlamento neste momento tão importante para o país. Isso com as diferentes posições políticas e indagações que nós fizemos. Esse diálogo é de fundamental importância para nós avançarmos. Aqui nós temos a responsabilidade de definir as regras, ajustar o orçamento e de organizar o futuro e o atendimento do nosso principal sistema de integração, que é o Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Aliel.

Durante a audiência, a ministra fez um diagnóstico da Saúde no país e também falou sobre os programas que estão sendo retomados, como o programa Mais Médicos, que teve o edital publicado esta semana. Os parlamentares puderam fazer perguntas para a ministra. Entre os temas abordados estiveram o programa de cirurgia eletivas, a possibilidade de novos modelos de remuneração da tabela SUS, saúde da mulher, as vacinas, armazenamento de medicamentos, a volta do programa Farmácia Popular, a saúde na terceira idade, entre outros.

SAÚDE DO IDOSO – A comissão presidida pelo parlamentar pontagrossense, o tema idoso também foi debatido na audiência. A ministra apresentou um gráfico do IBGE, onde mostra o envelhecimento da população brasileira. Para isso, segundo a ministra, será necessário dar total atenção a políticas de saúde para esta faixa etária.

“Já tive oportunidade de dialogar com a ministra Nísia quando presidi a Comissão de Ciência e Tecnologia. Na ocasião ela estava à frente da Fiocruz e fizemos uma defesa da vacinação. Agora, presidindo a Cidoso, tive novamente esta oportunidade e ela se mostrou muito preparada.  Os idosos são a camada da população que talvez seja a mais afetada pelas questões de saúde e também o que mais cresce”, lembrou Aliel.

No inicio da semana Aliel esteve com a ministra no Paraná. Recentemente o parlamentar também levou ao Ministério a demanda de médicos para Ponta Grossa, região dos Campos Gerais e municípios que representa. Com o edital do programa Mais Médicos lançado ontem, 18, o Município de Ponta Grossa será o que mais vai receber profissionais no Paraná, sendo 30 profissionais, além de outros 17 para os municípios dos Campos Gerais. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos