Divulgação
O prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, assumiu a presidência da entidade. Representando a região, a vice-presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, e o prefeito de Palmeira, Sergio Belich, participam da nova diretoria.
Em cerimônia prestigiadíssima, a nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) tomou posse nesta quarta-feira, 05, no Teatro Positivo em Curitiba. Com a presença do governador Ratinho Júnior (PSD), secretários de Estado, do senador Sérgio Moro (União), deputados federais e estaduais, e também do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos, assumiu a presidência da entidade. Representando a região, a vice-presidente da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), e prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso, e o prefeito de Palmeira, Sergio Belich, participam da nova diretoria. “Fiz questão de contar com representantes das 19 Associações Microrregionais na chapa”, explicou Santos.
Ao assumir o mandato, o novo presidente elencou toda a sua diretoria. “Temos muitos representantes. Esperamos fazer um ótimo trabalho. Destaco também nossas Frentes Municipalistas, que devem atuar por questões de suma importância”, disse. A prefeita de Carambeí assumiu compromisso junto à Frente de Assistência Social. “Vou me inteirar dos projetos desta Comissão e da Associação em geral para fazer mais pelos nossos municípios”, prevê.
Integrante da diretoria, o prefeito de Palmeira parabenizou o trabalho realizado pelo presidente Junior Weiller à frente da AMP nos últimos dois anos e adiantou ações futuras. “Nosso ex-presidente fez um belo trabalho. Desejo que a nova diretoria traga muitas conquistas aos nossos 399 municípios do Paraná. Com apoio do nosso governador Ratinho e nossos deputados, com certeza, os municípios avançarão muito nas demandas existentes”, destacou, falando ainda do sentimento de orgulho em fazer parte da gestão.
Prometendo apoio a mais esta gestão da AMP, Ratinho Junior destacou em seu discurso o bom momento do Estado do Paraná. “Temos um bom ambiente para investimentos. Hoje contamos com mais de R$ 200 bilhões de investimentos privados no Estado”, citou. Alguns desafios também foram elencados, como a gestão dos resíduos sólidos. “Os Consórcios Municipais podem solucionar, de maneira inteligente. Temos exemplos em diversas áreas, que já estão dando certo”, avalia.
O governador também aproveitou o momento para lançar o programa “Asfalto Novo, Vida Nova”. “Vamos garantir que os 340 municípios paranaenses com menos de 25 mil habitantes sejam totalmente asfaltados, e contenham pelo menos 70% de sua iluminação de LED”, antecipa.
Presidente da CNM também falou sobre os desafios municipalistas, como a criação de novas despesas para as Prefeituras. “Temos que estar unidos para avaliar todas as questões”, disse. Quanto ao Paraná, Ziulkoski destacou a “pujança”. “O Estado conta com um dos maiores montantes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Acabou de ultrapassar o Rio Grande do Sul, está agora com 6,8%”, enumera.
CITYMATCH – Outro programa lançado durante a cerimônia de posse foi o CityMatch. Os secretários estaduais de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, e de Inovação, Modernização e Transformação Digital, Marcelo Rangel, apresentaram a ferramenta que vai conectar municípios a empresas interessadas em investir no Estado, apresentando as demandas das empresas e a estrutura disponível nas cidades. (Com assessoria)