7 de abril de 2023

Prefeitura de PG libera consulta de débitos do IPTU pelo Whatsapp

Divulgação

Além de consultar débitos, contribuinte pode gerar o boleto para pagamento do tributo usando o aplicativo de celular.

A prefeitura de Ponta Grossa, através da secretaria da Fazenda, está liberando a partir desta segunda-feira, 10, a consulta e o pagamento de débitos do IPTU 2023 via Whatsapp pelo (42) 3220-1234. O uso do aplicativo para essa finalidade está ocorrendo de forma inédita em Ponta Grossa, uma vez que esse ano foi enviado o boleto somente com a cota única para pagamento do tributo.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) destaca o caráter inovador da medida, a facilidade para o contribuinte e a economia que representa para os cofres públicos. “Esse sistema é fantástico. Com apenas alguns cliques no celular o contribuinte pode gerar o boleto e fazer o pagamento de maneira rápida e segura. Além disso, há também economia para a prefeitura, que vai deixar de gastar cerca de meio milhão de reais com a extinção dos boletos”, afirma a prefeita.

De acordo com o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, o usuário pode solicitar a(s) parcela(s) para pagamento, como também consultar débitos de IPTU de exercícios anteriores, além de autorizar o envio do IPTU 2024 pelo Whatsapp usando esse número. “Escolhemos um número de fácil identificação para evitar golpes. Para ter acesso às informações, é necessário que o contribuinte apenas digite o número do cadastro do imóvel e confirme algumas informações simples. Logo em seguida, o programa informa do código de barras e gera também o boleto em PDF para o pagamento”, explicou o secretário.

O número do cadastro do imóvel é de fácil identificação, ela está inserido na capa do boleto enviado e na parte superior do boleto de pagamentos, ou ainda em boletos e carnês de anos anteriores.

COTA ÚNICA E PRIMEIRA PARCELA – Conforme um levantamento feito pela secretaria da Fazenda, pouco mais de 53 mil cadastros efetuaram o pagamento do IPTU 2023 em cota única, e em torno de 25 mil fizeram o pagamento da primeira parcela do tributo. Isso representa em valores absolutos cerca de R$ 45 milhões de reais pagos até o dia 31 de março, restando um total de aproximadamente R$ 127 milhões a serem pagos.

Para quem optou pelo parcelamento, o vencimento das parcelas ocorrerá no dia 20 de cada mês, começando em abril e terminando em dezembro. Os pedidos de revisão dos valores, para quem identificar alguma divergência no valor ou na metragem do imóvel, devem ser protocolados até o dia 30 de maio. A solicitação pode ser feita tanto na Praça de Atendimento como de forma online, pelo site da Prefeitura.

Quem tem direito à isenção do IPTU também pode protocolar a solicitação na Praça de Atendimento ou solicitar de forma online até o dia 31 de outubro. O contribuinte que não realizar o protocolo nesse prazo e não realizar o pagamento do tributo, mesmo enquadrado nas regras, poderá ser inscrito em Dívida Ativa caso o valor fique em aberto.

IPTU 2024 – A cidade de Ponta Grossa irá extinguir definitivamente o boleto impresso do IPTU para o exercício 2024. De acordo com a Secretaria da Fazenda, essa medida deve gerar uma economia de meio milhão de reais com despesas de impressão e entrega da correspondência do tributo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos