29 de março de 2023

Aliel e ministra discutem implementação do Piso da Enfermagem

Arquivo

Com o credenciamento junto ao Ministério da Saúde, UPA Santana passará a receber R$ 2,2 milhões por ano do Governo Federal.

No dia em que milhares de enfermeiros e profissionais da categoria se reuniram em Brasília para pedir a liberação do Piso Nacional da Enfermagem, o deputado federal Aliel Machado (PV) se reuniu em Brasília com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Entre os assuntos levados ao Ministério pelo parlamentar está o plano de implantação do Piso e também sobre a contratação de médicos do programa Mais Médicos para o Brasil, lançado na última semana.

“É uma grande alegria voltar ao Ministério da Saúde e ver que ele está sendo liderado por uma mulher competente, que respeita a ciência e a saúde. Pude compartilhar alguns trabalhos junto com a ministra Nísia quando eu presidi a Comissão de Ciência e Tecnologia. E hoje, falamos sobre o Mais Médicos e temos uma notícia boa. Já está em vigor a Medida Provisória e a gente já garantiu a presença dos médicos nos municípios que nós representamos”, destacou Aliel. Nesta fase devem ser contratados 5 mil médicos para todo o país.

Sobre a implantação do Piso Nacional da Enfermagem, o deputado revelou que a ministra disse que nas próximas semanas o Ministério deverá divulgar o modelo de implantação. De acordo com Aliel, esse é um pedido do Presidente Lula, para que seja feito o mais breve possível, porém com critérios e dentro de um planejamento que contemple a sustentabilidade dos municípios. “Com responsabilidade e seriedade está sendo preparado um modelo sustentável, onde os municípios vão conseguir honrar com os compromissos. E logo teremos enfim essa conquista tão esperada e importante, que lutamos há tanto tempo”, revelou ele.

A ministra parabenizou ainda o deputado pelo trabalho que ele desempenhou na condução da presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia. “Quero também colocar minha expectativa agora na condução dos trabalhos no cuidado com a população idosa. Nosso país está envelhecendo e essa é uma pauta que nós estamos debatendo com muito afinco no ministério. Além de ser uma satisfação contar com o seu apoio nas pautas tão importantes como o Piso da Enfermagem e também o Mais Médicos para o Brasil, que foi desestruturado e que agora estamos retomando”, disse a ministra. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos