27 de março de 2023

Secretaria de Inovação é destaque no maior evento de cidades inteligentes do país

Divulgação

No último dia do evento, o secretário Marcelo Rangel realizou palestra sobre governança metropolitana, visitou stands e ressaltou a importância da feira.

A quarta edição da Smart City Expo Curitiba 2023 contou com três dias para troca de experiências e integração entre empresas, comunidades, serviços públicos e privados. No último dia do evento a Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e
Transformação Digital (SEIMT) atendeu centenas de visitantes e convidados no stand Smart Paraná e o secretário da pasta, Marcelo Rangel, palestrou sobre governança metropolitana.
“A governança metropolitana na era do compartilhamento é um tema crucial para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida nas cidades. A colaboração e o compartilhamento de recursos entre as cidades são fundamentais para enfrentar os desafios complexos que a urbanização traz, promovendo a igualdade, a eficiência e a eficácia da gestão pública”, comentou Rangel durante a palestra.
De acordo com o secretário a governança metropolitana também apresenta desafios, como a necessidade de conciliar interesses e prioridades diferentes entre as cidades envolvidas. Para superar esses desafios, é fundamental que as cidades estejam dispostas a cooperar e trabalhar em conjunto, desenvolvendo estruturas e mecanismos de governança que possibilitem a participação e o diálogo entre as diferentes partes interessadas.
Outras atividades realizadas durante o último dia da feira pela SEIMT foram o compartilhamento de experiências entre os municípios, abrindo espaço para ecossistemas apresentarem cases de sucesso, insigths e talks de cada região. Os municípios e empresas aproveitaram o espaço para demonstrar e destacar potenciais das suas regiões e serviços.
“Passamos dias sensacionais, inspiradores, onde muitas pessoas foram envolvidas para realizar o evento. Com muita partilha, colaboração, aprendizado e trabalho em conjunto fizemos acontecer e trocamos grandes experiências”, ressalta Diego Nogueira, diretor geral da SEIMT.
A quarta edição do evento chega ao fim e bate recordes, mais de 15 mil pessoas passaram pela feira, 26 Estados, 450 Prefeituras e mais de 150 palestrantes estiveram presentes. A Smart City Curitiba passa a ser, além do maior evento de cidades inteligentes do país, a segunda maior do mundo entre 40 eventos realizados fora de Barcelona em 14 anos.
“Obrigado pela oportunidade, estou passando um momento muito importante na minha vida, é um desafio gigante estar a frente da Secretaria de Inovação Estadual, ela é nova, porém tem uma meta clara, que é a de compartilhar experiencia dos prefeitos, o que é bom em um lugar, tem que ser bom em outro lugar. As tecnologias precisam estar em todo o Paraná, é um desafio que assumimos e faremos isso acontecer, vamos desburocratizar a inovação”, finaliza Rangel.

O potencial de novos negócios gerados nos três dias do Smart City Expo Curitiba 2023 (SCECWB 2023) é de R$ 150 milhões. O valor é três vezes maior do que o registrado na edição de 2022 do evento. Do metaverso ao futuro das cidades, o SCECWB 2023 trouxe temas relevantes para as cidades inteligentes. Sustentabilidade, governança, tecnologia e mobilidade urbana foram alguns dos pontos trazidos nas dezenas de painéis apresentados durante o evento. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos