Arquivo
O presidente da Convenção das Igrejas Evangélica Assembleia de Deus do Estado do Paraná, pastor Perci Fontoura, presidente da IEAD em Umuarama e Ponta Grossa, designou o pastor Altair de Moraes, que deixa a presidência de Telêmaco Borba, para assumir a direção da Igreja em Ponta Grossa.
O presidente da Convenção das Igrejas Evangélica Assembleia de Deus do Estado do Paraná (CIEADEP), pastor Perci Fontoura, presidente da IEAD em Umuarama e Ponta Grossa, designou o pastor Altair Luiz de Moraes, que deixa a presidência de Telêmaco Borba, para assumir a direção da Igreja em Ponta Grossa. O culto de posse acontece amanhã, 28, às 19h30, no templo sede (Rua Enfermeiro Paulino, 59 – Uvaranas).
“Estamos vindo atendendo a orientação divina, através da indicação do presidente da nossa Convenção no Estado e atual presidente do campo eclesiástico de Ponta Grossa, pastor Perci Fontoura, para trabalhar junto aos irmãos e levarmos à diante a obra do Senhor. Reconheço o grande desafio de suceder o pastor Perci, que tem grande experiência e histórico ministerial, mas Deus falou ao seu coração e ao nosso. Estamos tranquilos e, com a graça de Deus, junto aos obreiros, a diretoria, o ministério e toda a igreja, faremos um grande e abençoado trabalho”, prevê o pastor Altair. “Para cada tempo há um propósito divino”, complementa o ministro, que se identifica como “assembleiano raiz” e pretende preservar as conquistas e trabalhar pelo crescimento e avanço da Igreja em Ponta Grossa.
Perci Fontoura acumulou a presidência da IEADPG em setembro de 2021 após requerimento de jubilação (aposentadoria) à CIEADEP do pastor José Polini, que estava à frente da Igreja em Ponta Grossa há 37 anos, o que causou uma série de protestos e a divisão da Igreja. Fontoura realizou a transição e a organização do campo eclesiástico, com a criação de campos próprios em Carambeí, Ivaí, Imbituva e Prudentópolis, antes ligados à Ponta Grossa.
Além do Grande Templo, que está sendo construído ao lado do Shopping Palladium, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Ponta Grossa conta com cerca de 80 congregações na cidade, todas com prédios próprios, e outras dezenas de Pontos de Pregação. O número de membros ativos e congregados chega próximo a 15 mil pessoas.
CURRÍCULO – O pastor Altair Luiz de Moraes, 59 anos, sendo 34 anos dedicados ao pastorado, é natural de Várzea Grande (MT), e casado com a irmã Elienai Barros de Moares, natural de Alto Piquiri (PR). O casal se conheceu no Mato Grosso e casaram-se em 1986, iniciando os trabalhos de evangelismo e outros departamentos de jovens e crianças da igreja. Mudaram-se para São Paulo (SP) onde permaneceram por cerca de um ano e meio, e depois para Londrina em 1989, onde residiram por um ano e assumiram a direção da sua primeira congregação. Retornaram a São Paulo onde permaneceram por mais oito anos, onde foi consagrado para o ministério como cooperador, presbítero e evangelista, ocupando vários cargos, entre eles o de co-pastor de um setor ligado a Igreja do Belenzinho. Ainda em São Paulo, dirigiu uma congregação do setor Ermelino Matarazzo.
A convite do pastor Israel Sodré (in memorian), Altair Moraes mudou-se para Foz do Iguaçu, onde residiu por mais de 18 anos, dirigindo diversas congregações e ocupando diversos cargos do campo eclesiástico. Em 2013 teve o seu nome indicado para assumir o seu primeiro campo eclesiástico, em Assis Chateaubriand, onde permaneceu por um ano, sendo transferido para Palmeira, nos Campos Gerais, onde permaneceu por mais de seis anos. A convite da Convenção Estadual, assumiu o campo de Telêmaco Borba, onde atuava há mais de um ano e meio.
Altair e Elienai possuem duas filhas Samela e Jéssica.