17 de março de 2023

Prefeitura divulga edital da PPP de Iluminação Pública de Ponta Grossa

Divulgação

Parceria Público-Privada vai permitir a substituição de 50 mil pontos de iluminação pública de lâmpadas comuns por LED, reduzindo em 44% o consumo de energia.

A Prefeitura de Ponta Grossa publicou hoje, 17, o edital para contratação no Diário Oficial do Município, por meio de concorrência pública, da Parceria Público-Privada (PPP) para a prestação dos serviços de iluminação pública no Município. A data de entrega dos envelopes está marcada para o dia 2 de maio e a sessão pública do leilão está prevista para o dia 11 de maio, na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo.

A primeira PPP da Prefeitura de Ponta Grossa garantirá a modernização de 50 mil pontos de iluminação pública da cidade, com a substituição de lâmpadas convencionais pelas de LED.

“Ponta Grossa integra uma nova fase. Promoveremos uma economia no consumo de energia de 44% e redução na emissão anual de mais de mil toneladas de gás carbônico ao ano. Com isso, vamos melhorar a estrutura da nossa cidade trazendo e mais segurança para a população. Teremos mais agilidade e eficiência no consumo de energia e menos gastos públicos”, explica a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

A presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, explica como essa mudança torna a cidade mais inteligente: “Uma cidade inteligente, – smart city, utiliza tecnologia avançada para melhorar a qualidade de vida, tornar a gestão mais eficiente e sustentável. Também é inclusiva, permitindo a participação dos habitantes na tomada de decisão e feedback sobre a gestão urbana. A PPP da iluminação pública vem colocar isso na prática, consolidando o Vale dos Trilhos”.

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública de Ponta Grossa terá duração de 13 anos e serão investidos cerca de R$ 60 milhões pelo parceiro privado com benefícios diretos para mais de 390 mil habitantes.

CIDADE INTELIGENTE – A ampla modernização prevê ainda a implantação de um Centro de Controle Operacional para gestão em tempo real do parque de iluminação pública da cidade, que traz em conjunto diversos canais de atendimento para a população, como uma central telefônica 0800, atendimento presencial, site na internet e aplicativo para celular.

Hoje Ponta Grossa conta com 3% de iluminação pública em LED, sendo mais de 90% a base de vapor metálico, de sódio e mercúrio. Todo o processo foi liderado pela Prefeitura de Ponta Grossa, a qual será responsável pela gestão do contrato, assegurando que o projeto atenda às particularidades e demandas da população.

O projeto prevê ainda a iluminação cênica nas principais igrejas, praças, colégios, como a Catedral de Sant’Ana, a Mansão Vila Hilda, o Monumento ao Tropeirismo.

TRANSPARÊNCIA – Todos os documentos e informações da PPP de Ponta Grossa estão disponíveis no site https://consultapublica.pontagrossa.pr.gov.br.

A Parceria Público-Privada (PPP) para Concessão dos serviços de Iluminação Pública é liderada pela Prefeitura de Ponta Grossa através da Agência de Inovação e Desenvolvimento (Vale dos Trilhos) com assessoria técnica da CAIXA e apoio financeiro do Fundo de Apoio a Concessões e Parcerias (FEP Caixa), com coordenação do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) e da Casa Civil. Os estudos ainda contaram com o apoio técnico e financeiro da International Finance Corporation (IFC) e Global Infrastructure Facility, vinculados ao Grupo Banco Mundial. A modelagem deste projeto também contou com a assessoria da EY e Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques – Sociedade de Advogados. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos