16 de março de 2023

Prefeito não vai permitir a instalação de lixões na Fazenda Rio Grande

Divulgação

Segundo o prefeito Marco Marcondes, as questões ligadas à gestão de resíduos sólidos cabem exclusivamente ao Poder Executivo.

O prefeito Marco Marcondes afirmou nesta terça-feira, 14, que o Município de Fazenda Rio Grande “não aceitará qualquer tipo de instalação, novos transbordos, lixões ou até mesmo aterro sanitário na cidade”. Segundo ele, as questões ligadas à gestão de resíduos sólidos cabem exclusivamente ao Poder Executivo.

Marcondes ressaltou ainda que a discussão de um projeto com esse teor mostra apenas “oportunismo”. “O vereador autor dessa proposta está sendo oportunista e fazendo um populismo barato, criando um pânico desnecessário na população”.

Marcondes destacou também que o projeto se baseou em um documento que não possui validade. “O projeto foi baseado em uma minuta que é referente a um estudo de viabilidade para instalação de novo transbordo e que o próprio Conresol (consórcio que gerencia resíduos sólidos da região metropolitana) já havia anulado”, comentou.

IAT E IBAMA – É importante ressaltar que o Conresol não licencia novos aterros, os únicos órgãos que podem licenciar são o Instituto Água e Terra (IAT)e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Segundo o jurista Guilherme Gonçalves, o projeto do vereador Gilmar Petry (CD) não tem o menor sentido, pois a premissa dele é completamente equivocada. “Me parece, portanto, que isso que está se discutindo na Câmara não tem a menor forma de ser e inclusive pode gerar por parte do vereador que o apresentou, algum tipo de responsabilização, tamanho o absurdo que se pode depreender dele”, destacou.

SEM CONDIÇÕES – Segundo o secretário de Meio Ambiente, Rafael Campaner, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara de Vereadores acerta ao apontar inconstitucionalidade no projeto “Respeitamos a decisão da CCJ à qual entendeu não ser da competência para legislar sobre resíduos sólidos”.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sandro do Proteção (Pros), também se posicionou contra novos aterros. “Quero deixar meu parecer contrário à instalação de novos lixões”, declarou.

O presidente da CCJ, vereador Fabiano Fubá (PRTB), também declarou ser contrário a qualquer instalação de aterros no município. “Quero enfatizar para os moradores do Jardim Veneza: Essas informações são caluniosas, são mentiras, sou contra o lixão dentro de Fazenda Rio Grande”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos