Divulgação
O equipamento para atenção especializada em saúde permite ampliação de diagnóstico de doenças, como Covid-19, HIV, HPV, Hepatites, Sepse, Câncer e Leucemias.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu do deputado federal Aliel Machado (PV) equipamento para atenção especializada em saúde no valor de R$ 335 mil. O termociclador de tempo real permite ampliação de diagnóstico de doenças, como Covid-19, HIV, HPV, Hepatites, Sepse, Câncer e Leucemias. A entrega oficial aconteceu ontem, 16, no Laboratório Universitário de Análises Clínicas (Luac), local em que a máquina ficará instalada. Com o equipamento, a capacidade de testes aumenta para até 300 ao dia.
“Continuamos nosso trabalho de valorizar o SUS, a Universidade Pública e o atendimento à nossa população”, destaca Aliel. O deputado ressalta que o equipamento ajudará no trabalho de identificação de diversos tipos de vírus, trazendo mais agilidade, eficiência e fortalecendo a instituição como referência regional de diagnóstico. “Vale destacar a importância da parceria com a Reitoria e do excepcional trabalho dos profissionais, tanto do HU quanto da nossa UEPG. Nosso mandato é o que mais investe em emendas individuais na Universidade e no HU. Temos esse compromisso de continuar representando Ponta Grossa e os Campos Gerais”, completa.
“O equipamento adquirido dará muito mais agilidade ao atendimento, que já era dado durante a pandemia de Covid-19 em análises moleculares e agora abre uma perspectiva de análise de outras doenças, tanto relacionadas a viroses, quanto tipos de cânceres”, salienta o reitor da UEPG em exercício, professor Ivo Mottin Demiate. A tecnologia trazida pela máquina traz uma nova perspectiva de trabalho, para Ivo. “Poderemos dar uma maior à comunidade, tanto com projetos de extensão, quanto aos que fazemos via Hospital Universitário”, adiciona.
O EQUIPAMENTO – O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), Giovani Marino Favero, ressalta que o termociclador moderniza e fortalece a UEPG em precisão diagnóstica de doenças pela metodologia de biologia molecular. “Desde o início da pandemia do novo Coronavírus, a gestão da UEPG investiu na criação desse Laboratório, que não existia até aquele momento”, explica. Segundo ele, a qualidade dos docentes, pesquisadores e bolsistas envolvidos durante a fase mais aguda da Covid-19 fez que uma grande quantidade de exames diagnósticos fossem realizados. “Passado o período crítico da pandemia, a equipe do Luac vem estudando e iniciou o diagnóstico de novas doenças importantes para a saúde de nossa região. A chegada desse novo equipamento, além da importância técnica, motiva e valoriza o trabalho realizado”, comemora Giovani.
O equipamento ficará alocado no setor de diagnóstico molecular do Luac, que trabalha predominantemente na detecção de variantes da Sars-Cov-2, vírus da Covid-19, além de outras doenças como H1N1, adenovírus e Meningites. O professor Marcelo Vicari é coordenador de pesquisas que acontecem no Luac-UEPG e destaca que o grande diferencial do Laboratório é gerar testes moleculares de doenças, reduzindo o tempo de emissão de laudos. “Atualmente, os testes são realizados em Curitiba e têm um tempo médio de emissão de sete dias. No Laboratório, conseguimos gerar os laudos em no máximo 48h, sendo que, na grande maioria das vezes, ele é emitido no mesmo dia da coleta da amostra”, conta.
A chegada do equipamento é um grande avanço no potencial diagnóstico de doenças para Ponta Grossa e região, segundo Marcelo. Com a modernização, a equipe poderá trabalhar na detecção de variantes de cânceres e leucemias em pacientes da região. “A agilidade na identificação do agente causador da doença permite um melhor gerenciamento de leitos, tratamentos específicos e com início precoce a partir do laudo, além de ser um diferencial que pode salvar vidas”, complementa.
TRABALHO FRENTE À PANDEMIA – O Luac-UEPG iniciou testes para identificação da Covid-19 em maio de 2021. Dentre as ações do Laboratório, está a implementação de um local de biossegurança nível B2 (NB2) para ações de diagnóstico por RT-PCR do vírus SARS-CoV-2. O local está apto a fornecer resultados diagnósticos mais rápidos do Coronavírus na população atendida pela Terceira Regional de Saúde. Com a ampliação da testagem, a UEPG poderá fornecer resultados de diagnósticos para a Rede Estadual de Saúde. Ainda segundo Marcelo, o fortalecimento da infraestrutura em equipamentos permitirá diagnóstico de variantes da Covid-19. “O equipamento tem potencial para deixar a infraestrutura pronta e disponível para prováveis futuras emergências de saúde pública, como em situações recentemente vividas nas epidemias da Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela”, finaliza. (Com assessoria)