21 de novembro de 2022

Prudentópolis será a 1º cidade da região com iluminação de led com recursos próprios

Divulgação

As trocas começaram em 2017 e o objetivo é que até 2024 a cidade esteja 100% com lâmpadas de led.

A cidade de Prudentópolis vem se destacando com obras no município, e uma delas é a troca dos postes antigos por lâmpadas em LED. A iniciativa começou no ano de 2017, e Osnei Stadler, prefeito da cidade, conseguiu dar continuidade ao projeto. As trocas das lâmpadas são uma maneira de dar mais segurança para a população, e deixar a cidade mais bonita. As lâmpadas estão sendo colocadas com recursos próprios, vindos das economias do município.

A troca das lâmpadas oferece uma maior eficiência na iluminação da cidade, e traz vários benefícios para a população, como a melhora na segurança dos bairros, buscando uma tranquilidade maior para os munícipes.
Faz quatro anos que a administração está investindo na iluminação em led, e o objetivo do prefeito é deixar 100% da cidade com led. “Devido a economia que fizemos, conseguimos começar essa iluminação com recursos próprios. Tudo que vem da iluminação pública, que é gerado para o contribuinte, tem uma conta especifica, que fica lá retido. Esse valor volta para investimento no município. Nesse tempo que eu assumi, já fizemos 20%. Agora, estamos fazendo uma licitação para chegar em 100% com a iluminação em led na cidade, fazendo mais 20% em 2023, e 20% em 2024, totalizando 100% da cidade”, disse.
A qualidade da lâmpada de led é muito maior, e gera uma grande economia para cidade, pois o gasto de energia é pouco. Segundo Osnei, o material é o mais moderno do mercado no momento, e em cada rua é utilizado de um tamanho e potência. “Em uma rua mais larga, ou uma avenida, você precisa colocar uma lâmpada maior. Em ruas mais estreitas você consegue fazer uma lâmpada menor e com qualidade boa, que atinge toda a rua”, comenta.
Na região do interior de Prudentópolis, as lâmpadas também estão sendo substituídas, e em algumas localidades a iluminação pública está sendo implantada. “Muitos postes estão sendo colocados em algumas áreas do interior. Às vezes, conseguimos fazer o aproveitamento das peças. Procuramos fazer uma reciclagem do material, e mandamos de volta o que não está sendo usado no município”, comenta Stadler.
As obras começaram no ano de 2017, e cerca de 40% da cidade já está com o Led, e no ano de 2022 será concluído mais 20%. Em alguns bairros, como Centro, Jardim Delmira,Vila da Luz e Vila Mariana os postes ainda não foram colocados, mas nos próximos anos a meta é instalar em todos.
Stadler ainda comenta que toda a economia que está sendo feita é para atender a necessidade da população, e fica feliz em saber que outros municípios estão fazendo o mesmo. “Vemos que todos os municípios estão indo na mesma direção, isso mostra que a gestão está indo no caminho certo. É a economia que fazemos para a população que vai retornar em benefício”, finaliza. (Folha de Irati)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos