Divulgação
Em 2017 o último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 2015 e Castro contava com 6,1 pontos. Em 2019, alcançou 7,2 com mais alunos aprendendo, professores mais bem preparados e uma equipe técnica conectada com a sala de aula.
A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos últimos seis anos, por meio de cooperações, um avanço na educação municipal.
Nos dias 10 e 11 de novembro, equipe da secretaria composta por 22 profissionais participou em São Paulo, do evento Celebração das Redes Graduandas Formar, em São Paulo.
Em Castro, o programa Formar, que iniciou em maio de 2017 e encerrou este ano, construiu uma parceria de bons frutos com diálogo para pensar e estruturar o melhor para todos os alunos do Município.
Em 2017 o último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 2015 e Castro contava com 6,1 pontos. Em 2019, alcançou 7,2 com mais alunos aprendendo, professores mais bem preparados e uma equipe técnica conectada com a sala de aula.
Com o Formar foram implantados processos práticos, assim como acompanhamentos constantes do corpo docente, e a Secretaria de Educação trabalha permanentemente para melhorar e tornar as estratégias pedagógicas e de gestão para a aprendizagem mais próximas da realidade do dia a dia.
Durante seis anos foram compartilhadas formações sobre alfabetização, matemática, língua portuguesa e outros temas relevantes para o desenvolvimento dos estudantes, além de visitas técnicas nas escolas e a colaboração dos melhores especialistas de cada área.
Marca registrada do Formar foram os preditores de aprendizagem, que indicaram onde se estava e onde se desejava chegar. Em seis anos foram muitos avanços com uma jornada rica em aprendizados e conquistas com aperfeiçoamento da política de formação continuada e melhoria das ações de avaliação, reforço das iniciativas de gestão, mapeamento de boas práticas e seleção de diretores por critérios técnicos.
A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, ressalta que enquanto o município alçava grandes voos na educação, a pandemia da Covid-19 atravessou o planeta e fechou escolas pelo mundo inteiro. A secretaria preparou treinamentos para todos os funcionários, compartilhou informações e medidas protetivas com as unidades escolares e se engajou por um retorno seguro e de qualidade para todos. “Nossas decisões eram tomadas, literalmente, da noite para o dia e o Formar nos ajudou na assistência aos alunos, na ampliação da comunicação com as famílias e também a planejar o retorno presencial. Fomos a primeira rede a retomar as aulas presenciais no estado”, conta.
Em 2021, o Formar incentivou a rede de ensino de Castro a olhar para um elemento fundamental na educação: a equidade. Assim, um diagnóstico da aprendizagem considerando fatores como raça e renda foi desenvolvido, analisando o desempenho em Matemática e Língua Portuguesa dos estudantes.
Com base em diagnóstico, a Secretaria de Educação tem conseguido se debruçar e pensar em estratégias a curto e longo prazo para reduzir as desigualdades.
Os dados também apontaram que é preciso entender os motivos dessas diferenças através de observações da prática pedagógica e escuta dos alunos.
O trabalho colaborativo resultou no Guia de Acompanhamento Pedagógico, A Trilha de Formação de Recomposição de Aprendizagem e em parceria com o Instituto Avisa Lá, foi elaborado o Instrumento de Mapeamento de Práticas de Professores.
Rejane destaca que todo o trabalho resultou em avanços significativos. “Agora contamos com uma equipe mais bem preparada, com professores em constante formação e alunos chegando mais perto do seu potencial máximo. Tudo isso se tornou possível com colaboração e comprometimento. Juntos, melhoramos processos, criamos novas ferramentas e olhamos para a aprendizagem como jornada principal para um futuro melhor”, disse. (Com assessoria)