17 de novembro de 2022

Parcerias e formação continuada alavancam educação em Castro

Divulgação

Em 2017 o último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 2015 e Castro contava com 6,1 pontos. Em 2019, alcançou 7,2 com mais alunos aprendendo, professores mais bem preparados e uma equipe técnica conectada com a sala de aula.

A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu nos últimos seis anos, por meio de cooperações, um avanço na educação municipal.

Nos dias 10 e 11 de novembro, equipe da secretaria composta por 22 profissionais participou em São Paulo, do evento Celebração das Redes Graduandas Formar, em São Paulo.

Em Castro, o programa Formar, que iniciou em maio de 2017 e encerrou este ano, construiu uma parceria de bons frutos com diálogo para pensar e estruturar o melhor para todos os alunos do Município.

Em 2017 o último IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) era de 2015 e Castro contava com 6,1 pontos. Em 2019, alcançou 7,2 com mais alunos aprendendo, professores mais bem preparados e uma equipe técnica conectada com a sala de aula.

Com o Formar foram implantados processos práticos, assim como acompanhamentos constantes do corpo docente, e a Secretaria de Educação trabalha permanentemente para melhorar e tornar as estratégias pedagógicas e de gestão para a aprendizagem mais próximas da realidade do dia a dia.
Durante seis anos foram compartilhadas formações sobre alfabetização, matemática, língua portuguesa e outros temas relevantes para o desenvolvimento dos estudantes, além de visitas técnicas nas escolas e a colaboração dos melhores especialistas de cada área.

Marca registrada do Formar foram os preditores de aprendizagem, que indicaram onde se estava e onde se desejava chegar.  Em seis anos foram muitos avanços com uma jornada rica em aprendizados e conquistas com aperfeiçoamento da política de formação continuada e melhoria das ações de avaliação, reforço das iniciativas de gestão, mapeamento de boas práticas e seleção de diretores por critérios técnicos.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, ressalta que enquanto o município alçava grandes voos na educação, a pandemia da Covid-19 atravessou o planeta e fechou escolas pelo mundo inteiro. A secretaria preparou treinamentos para todos os funcionários, compartilhou informações e medidas protetivas com as unidades escolares e se engajou por um retorno seguro e de qualidade para todos. “Nossas decisões eram tomadas, literalmente, da noite para o dia e o Formar nos ajudou na assistência aos alunos, na ampliação da comunicação com as famílias e também a planejar o retorno presencial. Fomos a primeira rede a retomar as aulas presenciais no estado”, conta.

Em 2021, o Formar incentivou a rede de ensino de Castro a olhar para um elemento fundamental na educação: a equidade. Assim, um diagnóstico da aprendizagem considerando fatores como raça e renda foi desenvolvido, analisando o desempenho em Matemática e Língua Portuguesa dos estudantes.

Com base em diagnóstico, a Secretaria de Educação tem conseguido se debruçar e pensar em estratégias a curto e longo prazo para reduzir as desigualdades.

Os dados também apontaram que é preciso entender os motivos dessas diferenças através de observações da prática pedagógica e escuta dos alunos.

O trabalho colaborativo resultou no Guia de Acompanhamento Pedagógico, A Trilha de Formação de Recomposição de Aprendizagem e em parceria com o Instituto Avisa Lá, foi elaborado o Instrumento de Mapeamento de Práticas de Professores.

Rejane destaca que todo o trabalho resultou em avanços significativos. “Agora contamos com uma equipe mais bem preparada, com professores em constante formação e alunos chegando mais perto do seu potencial máximo. Tudo isso se tornou possível com colaboração e comprometimento. Juntos, melhoramos processos, criamos novas ferramentas e olhamos para a aprendizagem como jornada principal para um futuro melhor”, disse. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos