17 de novembro de 2022

UEPG deve assumir TV Educativa

Divulgação

O projeto de Lei 339/2021, que propõe a retirada da administração pública municipal da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo) e a transferência para a UEPG, passará por votação na Câmara de Vereadores, na próxima segunda-feira, 21, quando o reitor Miguel Sanches Neto participará da sessão.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) deve assumir a administração do sinal da TV Educativa. O projeto de Lei 339/2021, que propõe a retirada da administração pública municipal da Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo) e a transferência para a UEPG, passará por votação na Câmara de Vereadores, na próxima segunda-feira, 21, quando o reitor Miguel Sanches Neto participará da sessão.

Após estudo de viabilidade, em 21 de setembro, o professor Carlos Willians Jaques Morais, assessor da reitoria, responsável pelo processo na UEPG, concluiu parecer favorável à transferência direta da outorga do sinal da TV Educativa da Funepo para a Universidade. “A administração da TVE ficará sob responsabilidade do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead)”, detalha o professor.

O reitor, Miguel Sanches Neto, destaca a necessidade de que o processo inclua a doação dos equipamentos e das instalações móveis para a instituição. Além disso, o reitor acrescenta que “a conclusão do nosso parecer aponta, entre outros fatores, a necessidade de celebração de termo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa para que funcionários lotados na Funepo, mantidos pela Prefeitura, continuem atuando na TV Educativa, cedidos para a UEPG”.

Após a efetivação dos trâmites legais, durante a transição, o Nutead poderá convidar outras instâncias da Universidade a colaborar no processo de administração e produção de conteúdo.

HISTÓRICO – No dia 30 de agosto, em atendimento à demanda da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores, considerando a importância de manutenção de um veículo de comunicação local, a UEPG manifestou interesse em administrar a TV Educativa. Por meio do Nutead, a instituição trabalhou num estudo de viabilidade que culminou na apresentação de parecer favorável, encaminhado à Câmara Municipal.

Desde 2017, a Prefeitura de Ponta Grossa tem anunciado a intenção em descontinuar a manutenção da emissora. Com o Projeto de Lei Ordinária nº 339, de novembro de 2021, o poder público municipal formalizou junto à Câmara Municipal, a intenção de sua retirada da Funepo.

SOBRE A TV – A TV Educativa de Ponta Grossa é um canal de televisão administrado pela Fundação Educacional de Ponta Grossa (Funepo). A outorga para o funcionamento da TV foi homologada em maio de 1998. Em 2000, foi iniciada a transmissão, como a primeira geradora educativa de sons e imagens no Paraná, mantida financeiramente pelo poder público municipal. Atualmente, a maior parte da programação é composta por programas da TV Cultura, em parceria com a Fundação Padre Anchieta, de São Paulo. A emissora ponta-grossense operou por 17 anos no canal 58 UHF, até passar a transmitir pelo sinal digital. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos