14 de novembro de 2022

IPTU Premiado realiza sorteio no dia 16 de dezembro

Arquivo

Contribuintes devem estar em dia com o tributo até dia 30 de novembro.

A Secretaria Municipal da Fazenda informa que o prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e concorrer a prêmios pelo programa IPTU Premiado encerra no dia 30 de novembro. O sorteio acontecerá no dia 16 de dezembro, na Praça de Atendimento do Paço Municipal, às 14h30. O programa que visa estimular a adimplência na cidade sorteará um carro zero km, uma moto zero km e 20 prêmios de R$ 2 mil.

O secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski, comenta que a política fiscal da gestão tem como objetivo prestigiar o contribuinte que estiver com os tributos em dia. Em virtude disso, o IPTU Premiado, que está em sua 5ª edição, visa auxiliar na mudança de cultura da população em relação ao imposto. “Antigamente, com os programas de refis, beneficiavam o cidadão que estava inadimplente com suas obrigações e quem pagava seus tributos em dia não tinha nenhuma vantagem em pagar de maneira correta. O IPTU Premiado surgiu para mudar esta postura”, disse o secretário, afirmando que não há previsão da Prefeitura realizar um Programa de Refis.

Dessa forma, explica Grokoviski, que os prêmios sorteados são exclusivamente para os contribuintes que estão em dia e àqueles que não regularizarem até o prazo, terá seus impostos atrasados encaminhados para a dívida ativa, correndo risco de execução judicial, além de não conseguir emitir a certidão negativa de débitos. “Mesmo com o Programa, a Prefeitura conta com 23,39% de inadimplência, que equivale a R$ 30 milhões em IPTU e taxas municipais. Com este recurso poderiam ser construídas seis Unidades de Saúde, oito escolas, ou até realizada 20 km de pavimentação asfáltica nos bairros”, comenta.

A premiação é destinada tanto para os que pagaram à vista com desconto, como para aqueles que parcelaram o imposto neste ano. No caso dos parcelamentos deste ano, o tributo deve ser quitado até a parcela de número 9 para concorrer.  Além disso, os débitos de anos anteriores também devem estar quitados.

De acordo com Grokoviski, o imposto representa a quinta maior receita da Prefeitura, sendo cerca da metade dos recursos sendo destinados para a Saúde e Educação. “Quando se paga o imposto em dia, o munícipe ajuda em uma prestação de serviço mais eficiente, como também em mais investimentos em pavimentação, segurança, infraestrutura em geral, entre outras áreas de necessidade da população de Ponta Grossa”, finaliza o secretário. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos