Divulgação
O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho dos municípios que aderem ao Cidade Empreendedora e que apresentam melhoria no ambiente de negócios.
A Prefeitura de Castro recebeu do Sebrae/PR o prêmio Cidade Empreendedora e Sala do Empreendedor na categoria ouro. A premiação foi realizada durante o Encontro Estadual dos Comitês dos Pequenos Negócios, em Foz do Iguaçu, nos dias 7, 8 e 9 deste mês com representantes de aproximadamente 350 municípios paranaenses.
O prêmio tem como objetivo reconhecer o trabalho dos municípios que aderem ao Cidade Empreendedora e que apresentam melhoria no ambiente de negócios.
A classificação nas categorias ouro, prata e bronze é feita com critérios rígidos e de forma diferente para cada projeto, avaliando e pontuando cada ação implementada, capacitações realizadas e atendimento, entre outros.
Para Katiane Castro, agente de desenvolvimento, crédito e atendente da Sala do Empreendedor, o ouro é o resultado do trabalho em equipe. “Estamos sempre buscando o melhor atendimento para que nosso município prospere. E o empreendedor é o agente de transformação dos municípios”, disse.
Márcia Gomes, membro do Comitê Gestor da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE), o prêmio é o reconhecimento ao atendimento prestado aos micro e pequenos empresários do Município. “É um orgulho imenso ver nossa cidade ganhar estas premiações, superamos municípios de porte maior que o nosso, que possuem orçamento e estruturas superiores, e isso demonstra que estamos no caminho certo”, ressaltou.
A secretária municipal de Cultura, Indústria, Comércio e Turismo, Gisele Coradassi, disse que o micro e pequeno empresário é responsável pela geração de centenas de postos de trabalho. “Eles são o motor que impulsiona a economia e ajuda no desenvolvimento de nossa cidade. Foi fundamental o brilhante trabalho realizado pela Katiane e pela Márcia, servidoras municipais de extrema competência e dedicação, que com suas equipes trouxeram esses prêmios da maior importância para Castro”, avalia.
O prefeito Alvaro Telles ressaltou a importância das ações para incentivar e alavancar as atividades do micro e pequeno empresário. “Os micros e pequenos empreendedores são fundamentais para o desenvolvimento econômico e oferecer condições para a melhoria dos seus negócios é muito importante. A prefeitura é parceira para que isso aconteça. Esse prêmio é o reconhecimento por todo o trabalho que vem sendo realizado por uma equipe de profissionais”, disse.
COMITÊ – A Lei Geral da MPE veio para fomentar o empreendedorismo nos municípios, e é gerida por um comitê formado por representantes de vários setores com assessoria do Sebrae. Atua em eixos de trabalho como crédito, compras públicas, simplificação e desburocratização, inovação e educação empreendedora, entre outros
Já a Sala do Empreendedor é um projeto do Sebrae que cria no município um ambiente para atendimento especial ao micro empreendedor. Em Castro funciona na Casa do Castrense Empreendedor. (Com assessoria)