27 de outubro de 2022

UEPG realiza lançamento oficial do 50º Fenata

Divulgação

O evento marca o início das atividades do Festival, que acontece de 08 a 13 de novembro, em Ponta Grossa.

De novo em cena, com a alegria de quem sempre esteve no palco. A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou oficialmente hoje, 27, a Mostra Nacional de Teatro – 50ª Festival Nacional de Teatro (Fenata). O lançamento reuniu organizadores e apoiadores no auditório da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex). O evento marca o início das atividades do Festival, que acontece de 08 a 13 de novembro, em Ponta Grossa.

Desde 07 de novembro de 1973, a UEPG não fechou as cortinas do Fenata. O Festival é o evento mais antigo do Brasil a acontecer ininterruptamente, reunindo atores, produtores, organizadores e entusiastas da arte teatral. Nesta edição, são 84 apresentações, sendo 26 abertas ao público e 58 em escolas e instituições. Para o diretor de Assuntos Culturais da UEPG, Nelson Silva Junior, este é o Fenata do reencontro. “Nosso Festival é um dos eventos culturais mais importantes do país, que chega na sua 50ª edição em 49 anos, fazendo dos palcos ponta-grossenses o cenário de milhares de pessoas”.

O Fenata recebeu inscrições de 128 espetáculos, com participação de mais de 170 artistas e técnicos, para um público estimado em cerca de 25 mil pessoas. Emocionado, Nelson destaca a alegria de vivenciar o teatro promovido pela Universidade, mais uma vez. “Desde que o Festival foi anunciado, diariamente recebemos ligações de gestores, professores e atores que querem trazer pessoas para assistirem às peças. O 50º Fenata começou e com ele o movimento de uma cidade que receberá pessoas em busca que algo que só o teatro nos dá, a possibilidade de sonhar”.

A UEPG nasceu, institucionalmente, sob o signo do teatro – a primeira edição aconteceu na mesma data em que o Conselho Nacional de Educação reconhecia a instituição enquanto Universidade Pública. O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, destaca a importância a Universidade para a região. “A UEPG cuida de pessoas de todas as idades e não é somente universitária, mas também atua no setor produtivo. Por isso, a nossa proposta enquanto gestão é derrubar as barreiras entre a sociedade, solucionando problemas locais”. Para Miguel, a continuidade do Fenata representa da continuidade do ensino superior no interior do Paraná. “Esse compromisso é fundamental para a Universidade Pública, o que simboliza a importância do Fenata. Mais uma vez, é uma alegria muito grande estar na Proex, para celebrar a arte, o teatro e, principalmente, a sociedade unida pela cultura”, completa.

O professor Ivo Motttin Demiate, vice-reitor da UEPG, ressalta a alegria de celebrar um marco do Festival depois do momento mais crítico da pandemia. “Minha expectativa é a melhor possível, pois tivemos a felicidade de dar continuidade a outros Fenatas, que foram bem sucedidos também, mas agora estamos voltando às apresentações presenciais com uma maior mobilização das pessoas”, conta. Manter a organização do Fenata de maneira ininterrupta, mesmo durante a pandemia, é motivo de orgulho. “A Universidade está em festa com esse final de ano e esse evento tão grandioso”.

Desde 1973 a 2022, são 50 edições em que a UEPG celebra a realização do Fenata como patrimônio cultural da região. “O Festival nos presenteia com sua alegria, pela agregação de pessoas, pela cultura da nossa gente e por nos permitir inovar”, salienta a pró-reitora de Extensão e Assuntos Culturais, Maria Salete Marcon Vaz. “Sem dedicação e comprometimento, o Fenata não aconteceria, são novos tempos, novas tecnologias, novas linguagens nos lançando tarefas árduas, em levar ao teatro o maior número de pessoas e localidades”. Maria Salete enfatiza que o mérito é da Diretoria de Assuntos Culturais, patrocinadores e parceiros. “Chegou a hora. O Fenata chegou, desejo que aproveitem muito cada detalhe a partir desse momento”, finaliza.

“É importante que se exalte essa alegria do Fenata, porque passamos por um período drástico nos últimos anos e mesmo assim não paramos de produzir cultura”, ressalta o presidente da FAUEPG, Sinvaldo Baglie.  Em meio às comemorações da 50ª edição, Sinvaldo complementa sobre o planejamento para as próximas edições, ressaltando a importância das parcerias. “Vamos caminhar para que o Fenata continue nos próximos anos. Saímos da pandemia querendo buscar alegria e teremos isso nesse e nos próximos Fenatas”. Ele ainda relembra do tempo em que sentou ao fundo para ver uma peça. “Pensei que ficaria 10 a 15 minutos observando e fui arrebatado pelas peças, só fui embora a hora que terminou. Por isso digo que não é só no palco que a arte acontece, é no entorno, pois existe um movimento para que o evento aconteça, financeiro e cultural”.

A programação do Fenata pode ser vista no link AQUI.

APOIADORES – O presidente do Grupo GMAD – Madcompen, Álvaro Góes, destaca a importância da parceria com a UEPG. “Há mais ou menos quatro anos, conversei com o professor Miguel na minha sala e ele falou do projeto do Fenata e da Lei de Incentivo à Cultura”, conta. Segundo ele, o investimento em iniciativas locais de arte geram um bom retorno às empresas. “Assim, deixamos o dinheiro na nossa cidade. Parabéns aos que que ajudam para que o Fenata possa acontecer”.

O secretário municipal de Cultura, Beto Portugal, diz que o Fenata colocou Ponta Grossa no circuito cultural no país. “Sabemos que trabalhar com arte e cultura no Brasil não é fácil, mas também temos ciência da importância desse evento e do carinho que os gestores trabalham. Com essa 50ª edição, queremos mais do que nunca respirar essa cultura e alegria do Festival”. A importância do evento também é destaque para Daniela Mendes, coordenadora de controladoria da Belgotex. “É um evento muito importante de relevância nacional, então sempre que podemos damos prioridade na nossa seleção de projetos para investimento. O Fenata sempre está incluso nessa seleção, porque é muito importante poder propagar a cultura. A cidade e toda a sociedade se movimenta com o teatro”.

A Mostra de Teatro – 50º Festival Nacional de Teatro (Fenata) é realizada pelo Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG), com patrocínio da GMAD, Deragro – empresa do Grupo Lavoro, Belgotex do Brasil, Tratornew e Shopping Palladium. Conta ainda com o incentivo da Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). O Fenata tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Teatro Marista Pio XII e Fecomércio – Sesc Estação Saudade. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos