6 de outubro de 2022

Ponta Grossa fica entre as 100 cidades mais inteligentes do Brasil

Divulgação

Pela primeira vez, Município passou a integrar a lista das 100 cidades no Ranking Connected Smart Cities.

Ponta Grossa integra agora o ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil, conforme dados da 8ª edição do Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta semana. Esta é a primeira vez que o Município aparece entre os 100 primeiros colocados, alcançando a 60ª colocação. “Um dos focos da nossa gestão é tornar Ponta Grossa mais inovadora, e agora este resultado comprova que estamos no caminho certo”, frisa a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD). Entre os municípios da região Sul, Ponta Grossa ficou em 15º lugar.

O ranking mapeia 680 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas. O ranking é composto por 75 indicadores em 11 eixos temáticos – Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo, Educação, Saúde, Segurança, Energia, Governança e Economia são as principais características analisadas. “Nossa gestão tem direcionado esforços para impactar positivamente na comunidade, construindo uma cidade inteligente. Sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer, mas, esse resultado já demonstra que estamos na direção certa”, afirma Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa.

Entre eixos, os que tiveram mais avanço em Ponta Grossa foram empreendedorismo, mobilidade e urbanismo. No quesito empreendedorismo, por exemplo, Ponta Grossa saltou do 69º lugar em 2021 para a 24ª posição em 2022. Entre os indicadores utilizados neste recorte, foram considerados o crescimento das microempresas individuais, das empresas de economia criativa e de empresas de tecnologia, incubadoras, entre outros. Ainda segundo Tônia, “a melhoria desses indicadores materializa os esforços que temos empreendido para concretizarmos o nosso compromisso de criarmos um ambiente de negócios cada vez mais propício para a abertura, retenção e atração de negócios em Ponta Grossa, nos mais diversos segmentos”.

Este avanço se deu, em boa parte, devido ao trabalho que a Prefeitura de Ponta Grossa vem realizando para promover o empreendedorismo na cidade, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento. O trabalho integra o Vale dos Trilhos, política municipal de fomento à inovação. Por meio de diversas iniciativas, como Decola, Minha Empresa Legal, Voe, Impulso, o Município desenvolve uma política pública que vai desde o processo de ideação de negócios, passando pela formalização, auxílio no desenvolvimento dos empreendedores por meio de capacitações e consultorias, até a disponibilidade de crédito para o desenvolvimento dos negócios. “A própria Agência nasceu com propósito de fazer conexões, projetos, e principalmente vocacionar para uma cidade inovadora” frisa Tônia. Entre as ações desenvolvidas, também está a adoção da Lei da Liberdade Econômica pelo Município, a Sala Digital, a inclusão através das Salas nos CRAS e o LAB – Laboratório de Ideias focado em Economia Criativa.

O conceito de cidades inteligentes defendido pelo Connected Smart Cities é o do município que promove soluções e qualidade de vida a seus habitantes, com ou sem o uso de tecnologias. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos