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O programa Feito no Paraná foi criado para estimular a valorização e a compra de produtos paranaenses. A iniciativa inclui um site voltado para consumidores e para quem deseja ampliar seus negócios.
Planejamento e diálogo com o setor produtivo foram primordiais na construção do Plano Estadual de Retomada e Desenvolvimento Econômico 2021-2022, fundamental para que o Paraná impulsionasse as políticas de geração de emprego após os impactos da pandemia. O programa Feito no Paraná é um dos desdobramentos. Ele foi criado para estimular a valorização e a compra de produtos paranaenses. A iniciativa inclui um site voltado para consumidores e para quem deseja ampliar seus negócios.
“Lançamos o Feito no Paraná com o objetivo de dar mais visibilidade para a produção estadual, estimulando a valorização e a compra de mercadorias paranaenses. Exemplos de produtos com qualidade reconhecida dentro e fora do Estado não faltam. Ao prestigiar as nossas empresas, também ajudamos na criação e manutenção dos empregos”, disse o governador Ratinho Junior (PSD).
O aumento do consumo de produtos paranaenses ajudou na recuperação das vendas e dos empregos de forma mais rápida no Paraná. Para Ratinho Junior, é fundamental que o cidadão conheça o que está sendo feito no Estado e a qualidade desses produtos.
“Muitas vezes, deixamos de consumir algo que é feito em municípios vizinhos por simplesmente desconhecer a existência deles ou por não saber o valor agregado que estes produtos carregam. A campanha Feito no Paraná contribui para que os produtos feitos no Estado ganhem destaque até nacionalmente”, explicou Ratinho Junior.
O programa tem como base as vocações produtivas locais e o Governo do Estado realiza campanhas para apresentar produtos e valorizar histórias de “quem faz o Paraná crescer”.
De acordo com Ratinho Junior, o objetivo é colaborar para a construção de uma responsabilidade compartilhada para a manutenção das atividades econômicas – tanto por quem vende como por quem compra. “A decisão de compra é sempre do consumidor. Se a pessoa optar por produtos paranaenses vai ajudar a garantir o trabalho dos que moram aqui. Se for até uma loja e escolher uma roupa com etiqueta de empresa instalada no Estado, vai estimular a economia local e todos saem ganhando”, explicou.
Para enriquecer o modelo do “Feito no Paraná” foi formado um grupo técnico de trabalho. O Governo do Estado promoveu reuniões com entidades representativas e de classe para auxiliar no programa, tais como Fecomércio, Fiep, Associação Brasileira Paranaense de Supermercados, ACP, Ocepar, Sesc e Sebrae, Conselho de Desenvolvimento Empresarial e de Infraestrutura do Paraná, Fetranspar, Faep e Faciap, entre outras instituições.
A iniciativa inclui um site com informações do que é Feito no Paraná voltado para consumidores e para quem deseja ampliar seus negócios. Neste ambiente, as empresas com CNPJ e produção no Paraná podem cadastrar seus sites e contatos. A intenção do Governo é também estimular as vendas online. O endereço eletrônico é http://www.feitonoparana.pr.gov.br.
Para mostrar as vocações econômicas do Estado, a Comunicação do Governo do Paraná também realiza reportagens que apresentam os polos produtivos. Dezenas de reportagens mostram à população diferentes especialidades produtivas paranaenses e como elas ajudam a potencializar o crescimento das regiões onde estão inseridas. (Com assessoria)