Divulgação
Candidato do PDT ao Governo do Paraná assinou o Plano de 10 Pontos para a Descarbonização do Brasil.
A preocupação com o meio-ambiente e a sustentabilidade faz parte do Projeto Paraná, plano de gestão do PDT e do candidato Ricardo Gomyde ao Governo do Estado, com propostas de investimento em projetos sustentáveis e de energia renovável. Ontem, 22, confirmando seu comprometimento com tema, Gomyde assinou o Plano de 10 Pontos para a Descarbonização do Brasil, apresentado pelo Instituto Talanoa.
“Temos total compromisso com a causa da descarbonização do Paraná e do Brasil. É inacreditável que o país que fez a ECO-92 tenha retrocedido tanto”, afirmou Gomyde, lembrando que sua futura gestão irá tornar o Estado referência em energias renováveis, incentivando as fontes para geração de energia elétrica limpa e acessível.
O Plano de 10 Pontos para a Descarbonização do Brasil é um guia prático do que os governantes precisam adotar de medidas mais urgentes, já na próxima gestão, para cumprir o Acordo de Paris (sobre mudanças climáticas e emissões de gases do efeito estufa).
“O grande recado deste documento é que as mudanças climáticas não são algo de um futuro distante, são do presente, elas já estão acontecendo. E o que estamos fazendo agora é evitar o pior. O prazo é curto, temos que descarbonizar, fazer uma transição energética, abandonar as fontes de energia poluidoras e adotar energias limpas. Os governantes devem entender isso como uma oportunidade para o Brasil crescer, gerar empregos, e ainda reduzir nossas emissões, trazendo desenvolvimento em harmonia com a conservação dos recursos naturais”, destacou Ester Athanásio, que representou o Instituto Talanoa, ao lado de Taciana Stec, na apresentação do plano a Gomyde e a Eliza Ferreira, candidata a vice-governadora.
O Projeto Paraná prevê promover a utilização de energias renováveis e reduzir a dependência de combustíveis fósseis, em acordo com os compromissos internacionais como a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. E implantar um programa de redução da geração de lixo, o Lixo Zero0, para promover a conscientização do consumo, o reaproveitamento, a reciclarem, a compostagem e a destinação adequada dos resíduos domésticos e industriais gerados. Também será criado um índice de desenvolvimento sustentável das cidades paranaenses. (Com assessoria)