As ações voltadas para o desenvolvimento regional do Estado passaram pela criação do Programa Voe Paraná. Implantado em 2019 pela gestão Ratinho Junior, o Voe Paraná mudou o cenário aeroportuário do Estado. O número de aeroportos com operações regulares passou de seis, em 2018, para 20 em janeiro deste ano, três vezes maior. Juntos, eles oferecem mais de 60 rotas regionais que conectam cidades de todo o Paraná com o Aeroporto Internacional de São José dos Pinhais, na Grande Curitiba.
Quatro terminais passaram para a iniciativa privada, com as conquistas da sonhada terceira pista de Curitiba e do prolongamento da pista de Foz do Iguaçu, projetando voos internacionais. Também foram potencializados dez aeroportos, contratados planos diretores aeroportuários para Pato Branco e Umuarama, formalizados convênios com municípios (Cornélio Procópio, Siqueira Campos, Umuarama, Loanda, Paranavaí) para melhorias nas infraestruturas e estabelecidas as condições comerciais para o Paraná ser destaque na aviação regional.
“Cidades que há 20 anos não recebiam voos passaram a recebê-los, como União da Vitória e Telêmaco Borba, por exemplo. As operações envolvem todas as companhias aéreas e permitem ao paranaense alcançar qualquer lugar do mundo”, disse o governador Ratinho Junior (PSD).
As linhas aéreas regionais abrem uma gama de oportunidades de negócios nos municípios, com viagens para compras e turismo. Além disso, são uma vantagem considerável para as empresas que estudam investir no Paraná.
“As novas linhas são um salto na logística e na infraestrutura do Paraná. Com melhores condições de deslocamento, mais empresários apresentam interesse em abrir negócios no nosso Estado, gerando mais emprego e renda para os paranaenses”, ressaltou Ratinho Jr. “A chave do desenvolvimento é a integração entre os modais, por isso investimos em rodovias, ferrovia, nos portos e criamos o maior programa de aviação regional do País, conectando cidades de médio porte a qualquer canto do mundo”.
Segundo o governador, para que todas as regiões do Estado cresçam e se desenvolvam é preciso oferecer conexões. “É necessário levar voos para perto de grandes cidades do Interior e facilitar a conexão com tantas outras que são fundamentais para o crescimento do Estado porque reúnem empresas gigantes. O Voe Paraná é um exemplo de como isso pode ser feito”, afirmou.
Para os próximos quatro anos, Ratinho Jr. projeta fomentar a criação de novas rotas aéreas nos principais aeroportos do Estado e nos aeroportos regionais.
“O Voe Paraná será ampliado e reunirá os aeródromos paranaenses que ainda não possuem aviação comercial. Serão feitos estudos de viabilidade para expansão da infraestrutura de operação de voos regulares de passageiros. Também serão entregues o Plano Estadual de Logística e Transporte Sustentável do Paraná e o Plano Diretor Rodoviário”, explicou.
Os municípios de Cianorte, Telêmaco Borba, Arapongas, Campo Mourão, Apucarana, Guaíra, Francisco Beltrão, Cornélio Procópio, União da Vitória, Guaíra, Paranavaí e Umuarama recebem voos vindos de Curitiba. As operações são realizadas de duas a quatro vezes por semana. Além disso, há voos regulares da Capital para Toledo, Guarapuava, Pato Branco, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu. O Paraná também recebe voos de várias capitais brasileiras e da Argentina. (Com assessoria)