5 de setembro de 2022

Desafio relacionado a consultas públicas foi tema do Hackday Govtech

Divulgação

Maratona teve como objetivo o desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras para a gestão pública.

O sábado, 03, foi dia de trabalho e muitas ideias para as equipes que participaram do Hackday Govtech, no Campus Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, pela Governança de Educação do Vale dos Trilhos e pelo Sebrae, foi um dia voltado para que acadêmicos, pesquisadores, empreendedores, professores e pessoas interessadas pudessem se reunir de forma colaborativa para desenvolver ideias e projetos inovadores para a gestão pública.

“Um dos objetivos da nossa gestão é promover a inovação e caminhar na construção de uma cidade inteligente. Para isso, desenvolvemos ações que envolvem instituições, empresas e estudantes para que possam participar deste processo, com ideias e iniciativas que podem ser utilizadas pela gestão pública”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

O Hackday Govtech reuniu programadores, desenvolvedores e inventores para criarem projetos que transformem desafios do setor público em soluções digitais. A proposta era que os participantes apresentassem soluções inovadoras para a gestão pública. O desafio das equipes inscritas foi pensar em possibilidades para aumentar a participação popular nos processos de consulta pública, com o objetivo de auxiliar a administração pública na identificação de necessidades e prioridades para o próximo ano. Ao final da tarde, os jurados convidados pela comissão organizadora puderam avaliar as soluções desenvolvidas pelas equipes. Em formato pitch, cada equipe pôde apresentar sua solução e três equipes foram premiadas. “A ideia era que, durante o evento, as equipes conseguissem propor uma solução e este objetivo foi atingido, assim como o propósito de trazer alunos e profissionais para fazer estas conexões que são tão importantes quando estamos trabalhando no ordenamento de um ecossistema de inovação”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani.

A equipe ‘Tecendo Cuidados’, que ficou em primeiro lugar, apresentou como proposta uma plataforma com acesso às informações atualizadas sobre os serviços públicos e do terceiro setor que oferecem atendimento para a população com formulário para consulta pública. A segunda colocada – ‘Demanda Simplificada / Telemarketing’, propôs a criação de uma relação de confiança para obter respostas na consulta pública, enviada junto ao IPTU, com a contrapartida de cupons de desconto em empresas pontagrossenses. Em terceiro lugar, o grupo ‘ADM Cescage’, por sua vez, apresentou como ideia a captação de dados e envio de documentos referente às auditorias municipais.

O evento compõe uma série de ações que serão desenvolvidas pela Agência de Inovação e Desenvolvimento em comemoração aos 199 anos de Ponta Grossa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos