Divulgação
O Fórum teve como principal objetivo discutir a educação no Paraná.
O ex-vereador e candidato a deputado estadual Gerveson Tramontin (PT) e o Coletivo Todos pelo Paraná promoveram, no último sábado, 27, um Fórum de Educação. Realizado na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Estaduais de Ensino Superior de Ponta Grossa (Sintespo), em Uvaranas, e organizado pela Associação de Apoio à Juventude (APJ), com a participação de perto de 60 pessoas, o Fórum teve como principal objetivo discutir a educação no Paraná.
“A pauta do Fórum foi encaminhar um novo projeto de educação neste momento de eleições gerais. Um projeto que vise a qualidade da educação de verdade e o respeito e a valorização dos professores com condições de trabalho”, afirma Gerveson, elencando como prioridades, nesse sentido, a infraestrutura tecnológico-pedagógica e a estrutura física, “como laboratórios, bibliotecas e espaços culturais e recreativos nas escolas”.
“Os trabalhadores da educação devem se engajar no processo eleitoral porque estão em jogo dois projetos de educação, no Paraná”, observa Gerveson, que é pedagogo e mestre em Ciências Sociais. “É necessário fortalecer o Conselho Estadual de Educação, que define políticas e diretrizes da educação. E uma educação pública de qualidade passa pela valorização e pelo respeito aos professores e servidores públicos”, completa.
Além de Gerveson, participaram do Fórum de Educação Tércio Alves do Nascimento, da App-Sindicato; Carmen Souza Pinto, diretora do Instituto de Educação Professor Cesar Prieto Martinez; e Plauto Jacir Coelho, presidente do Sintespo, todos integrantes do Coletivo Todos pela Educação; além do ex-prefeito e ex-deputado estadual Péricles de Holleben Mello, que foi presidente da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), e professores e diretores de escolas privadas e públicas municipais e estaduais de Ponta Grossa, Carambeí, Castro e Telêmaco Borba. (Com assessoria)