26 de agosto de 2022

ACIPG parabeniza Prefeitura de Ponta Grossa por certificação da CAPAG A

Divulgação

A presidente da ACIPG parabenizou a conquista obtida pela administração, reconhecendo o trabalho feito, e colocando a Associação Comercial à disposição para auxiliar na boa gestão dos recursos públicos.

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) parabeniza a Prefeitura de Ponta Grossa pela conquista da classificação A na análise da Capacidade de Pagamento (CAPAG) realizada pelo Tesouro Nacional, ligado ao Ministério da Fazenda.

Na última quarta-feira, 24, a presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, esteve com a prefeita Elizabeth Schimidt (PSD), que apresentou o resultado e a avaliação do índice feita pelo Tesouro Nacional.

O conceito A da CAPAG é considerado o nível mais alto em três indicadores que compõem a metodologia de cálculo da avaliação: liquidez, poupança corrente e endividamento do município. A administração que conquista o A no CAPAG apresenta sua situação fiscal e gestão equilibrada e com isso tem condições para obter garantias do governo federal em seus financiamentos e operações, além de acessar empréstimos com juros mais baixos, por contar com a própria União como seu garantidor. “Contamos com uma equipe eficiente na gestão dos recursos públicos e o resultado é demonstrado pelo Tesouro Nacional com esta certificação. Ponta Grossa está no caminho certo no âmbito da administração pública e da justiça fiscal”, afirma a prefeita Elizabeth Schmidt.

O secretário municipal da Fazenda, Cláudio Grokoviski, relata que conforme a metodologia do Ministério da Fazenda, a classificação dos entes é definida a partir de indicadores de endividamento, poupança corrente e liquidez. A análise utiliza dados disponíveis no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi) e no Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). “Para ser CAPAG A, o município tem que estar com tudo em dia como, por exemplo, parcelamentos, certidões e despesas com limite de pessoal. Além disso, a CAPAG avalia se o município não tem muitas dívidas, se tem recursos guardados e as condições financeiras apresentam liquidez”, explica o secretário.

A presidente da ACIPG parabenizou a conquista obtida pela administração, reconhecendo o trabalho feito, e colocando a Associação Comercial à disposição para auxiliar na boa gestão dos recursos públicos. “Trata-se de uma grande conquista para a cidade de Ponta Grossa, a ACIPG sempre está disposta a trabalhar e reconhecer ações em prol de uma administração eficiente, e a Prefeitura de Ponta Grossa está de parabéns por este reconhecimento”, finaliza Giorgia Bin Bochenek. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos