Divulgação
Parceira e apoiadora do PR Produtivo, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) vem divulgando e fomentando as ações.
O Programa Paraná Produtivo realizou na última quarta-feira, 10, a primeira capacitação para Mulheres Empreendedoras do Estado do Paraná. A Região dos Campos Gerais contou com representantes no encontro que aconteceu de forma virtual e teve como tema a Educação Financeira. Parceira e apoiadora do PR Produtivo, a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) vem divulgando e fomentando as ações. “Conhecemos a importância das mulheres empreendedoras na região, por isso vamos incentivar a participação, para que elas cresçam, também no mercado de trabalho”, conta a coordenadora executiva do Programa na região, Katiane Pires.
Secretária Estadual de Planejamento e Projetos Estruturantes, Louise Garnica, destacou a realização do evento e a importância do apoio às mulheres empreendedoras, desta vez em parceria com a Aliança Empreendedora. “A intenção do Programa é a diminuição das desigualdades, em todos os vieses. Com esta ação estamos levando conhecimento para ajudar na qualificação. Queremos que as mulheres consigam organizar, planejar e cuidar das finanças do seu negócio”, destaca. Conforme Louise, a sua Secretaria reconhece o poder do empreendedorismo feminino e a capacidade de transformação econômica e social que ele tem.
Do projeto Aliança Empreendedora, a consultora financeira Rafaela Nogueira ministrou o workshop. “É possível gerar mudanças na vida financeira, mas é preciso ter disciplina”, adiantou, garantindo que para todo problema financeiro há uma solução. Para iniciar, a especialista iniciou destacando a importância sobre a educação financeira no dia a dia das mulheres. “Antes de cuidar dos negócios, temos que cuidar da vida pessoal. Muitas vezes as finanças pessoais acabam impactando os negócios”, avalia.
Para isso, Rafaela destacou a importância do diagnóstico diário, monitorando os gastos fixos, variáveis, além das dívidas. O cartão de crédito, e suas “armadilhas” também foram destaque no workshop. Após a explanação sobre as finanças pessoais, a consultora passou para as finanças dos negócios. Dúvidas sobre receitas e despesas, capital de giro,lucro e pró-labore das participantes foram sanadas.
Esta foi a primeira de uma série de capacitações voltada às mulheres empreendedoras do Paraná. Para quem tem interesse e não conseguiu assistir o primeiro, ele ainda está disponível (https://www.youtube.com/watch?v=Buqj9onATqY). Acesse e aguarde os novos temas que serão abordados com a parceria da Aliança empreendedora. (Com assessoria)