20 de junho de 2022

Prefeitura de PG estimula participação de microempresas nas compras públicas

Arquivo

Taxas de funcionamento, renovação do alvará e vigilância e ISS-Fixo têm vencimento para 29 de novembro.

Entre as ações desenvolvidas pelo Programa Impacto, lançado recentemente pela Prefeitura de Ponta Grossa, Agência de Inovação e Desenvolvimento, em parceria com o Sebrae Paraná, está o trabalho voltado para as compras públicas.

Para estimular este ambiente de negócios no município, a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, explica que a agência vem trabalhando em parceria com a Secretaria Municipal de Administração no planejamento das compras públicas.

Entre os objetivos, aponta, está a criação de um caderno de oportunidades para a divulgação junto aos empresários locais, entre eles os pequenos empreendedores do que o Município compra, quanto compra, quando compra e como compra.

O trabalho, afirma, se baseia na lei 12.222/15, que dispõe sobre o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte sediadas no município nas contratações públicas de bens, serviços e obras, no âmbito da administração pública municipal.  “Esta é uma lei que foi sancionada quando a prefeita Elizabeth era secretária municipal de Administração e vem desde então sendo aplicada em Ponta Grossa. Entre os benefícios, por exemplo, está estabelecer a prioridade de contratação para microempresas e empresas de pequeno porte sediadas local ou regionalmente, até o limite de 10% do melhor preço válido”, aponta Tônia.

O objetivo da política de acesso a mercados é criar um ciclo virtuoso de desenvolvimento local através do poder das compras públicas. Além disso, a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento afirma que existem dois grupos de trabalho voltado ao assunto, um que se dedica à elaboração do planejamento exclusivo para compras públicas, e outro que realiza estudos para adequação do Município à nova lei federal 14.133/21, a Nova Lei de Licitações. “Temos atuado para o uso do poder de compras públicas para o desenvolvimento local. Neste sentido, a Sala do Empreendedor auxilia os pequenos empresários a participarem dos processos licitatórios, desde a capacitação em parceria com o Sebrae, até o auxílio na preparação da documentação para poderem participar do processo. Também ofertamos consultorias para auxiliar na estruturação financeira para participar do processo de compras, como a formação do preço entre outros serviços”, completa.

Segundo a secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, a Prefeitura vem trabalhando para o cumprimento da Nova Lei de Licitações, que entrou em vigor no ano passado e realiza um planejamento anual de compras, junto às Secretarias Municipais. Segundo ela, este plano será divulgado, possibilitando com que os fornecedores locais tenham condições de se prepararem para a participação de certames licitatórios e venderem seus produtos e serviços para a Prefeitura. “Efetuando negócios com o empresariado local, em muitos casos a administração pública evita problemas com atrasos ou contratações malsucedidas, além de manter os recursos aqui no município. Desta forma, o poder público municipal auxiliará no fomento da economia da cidade, bem como na geração de riqueza e renda para a população”, destaca Cliciane. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos