2 de maio de 2022

Hospital Universitário comemora 12 anos e homenageia funcionários

Divulgação

O evento reuniu funcionários de diversos setores e premiou profissionais.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa realizou nesta última sexta-feira, 29, um jantar comemorativo pelo aniversário de 12 anos do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU).  O evento reuniu funcionários de diversos setores e premiou profissionais.

A premiação realizada no evento partiu do intuito de valorizar aqueles que colaboraram para a construção do HU e que o tornam um hospital de referência. O diretor geral do HU, professor Sinvaldo Baglie, afirma que momentos como esses fortalecem a equipe, e que o reconhecimento é merecido e muito importante: “O Hospital é feito de pessoas, e essas pessoas são fantásticas no seu dia a dia, nos seus trabalhos, são extremamente virtuosas naquilo que fazem. Então, quando a gente para num momento como esse pra celebrar, inclusive na saída de uma pandemia, a gente tá dizendo claramente o quão importante esses servidores são para o nosso Hospital”.

Para definir os premiados, foi promovida uma votação, realizada entre a segunda quinzena de março e a primeira quinzena de abril, pelo Google Forms, para que os funcionários elegessem os profissionais com maior destaque. Poderiam ser votados todos os colaboradores, independentemente do vínculo jurídico com o Hospital. Dessa forma, foram prestigiados os seguintes colaboradores, conforme suas respectivas áreas: Operacional, Vera Regina Biscaia Malinoscki; Administrativa, Saulo Pontarollo Marenda; Técnico em Enfermagem, Carlos Renato Padilha Amarilho; Efermagem, Evil Merodaque Decol; Multiprofissional: Nutricionista Wagner Kloster Antunes; Médica, Valéria Carrascoza Andreciolli Orsatto e Ricardo Zanetti Gomes (houve empate na votação).

A premiação foi um momento de surpresas e emoções, já que o resultado da votação foi revelado somente no evento. “Me senti muito honrado nessa homenagem. Ela é pra mim um incentivo, ainda mais pra gente que tá lá desde que abriu o hospital. Eu, sinceramente, não esperava”, relata o técnico em Enfermagem premiado, Carlos Renato Padilha Amarilho. “Eu me formei em enfermagem, trabalhei em hospital psiquiátrico e depois no sistema penitenciário. Pouco conhecia, então o HU pra mim foi uma escola. Nesses 12 anos eu estou aprendendo cada vez mais, a cada dia, é minha faculdade prática”, complementa Carlos. O servidor, que faz parte do quadro de funcionários desde o início do HU, ainda afirma que acompanhou o aumento de pacientes, criação de novos departamentos, especialidades, e que ver e participar do crescimento do HU é gratificante: “Eu pude acompanhar a evolução do hospital. Eu lembro de um dia, em que a minha primeira chefe do ambulatório falou ‘ó, Carlos, amanhã você vem preparado porque nós vamos ter 30 consultas’, hoje a gente tem 400, 450 por dia”, relata.

Saulo Pontarollo Marenda, homenageado da área Administrativa conta que assumiu seu cargo no HU em 19 de março de 2010 e que é muito grande a emoção ao ter seu trabalho reconhecido. “Como eu sou coordenador de compras, eu tenho que dizer muito ‘não’ pra muita gente, então eu fico muito feliz com esse reconhecimento e esse sentimento de dever cumprido, de que eu estou fazendo um trabalho legal, um trabalho bom”, compartilha. Em sua trajetória no HU, Saulo elege a pandemia como o desafio mais marcante em seu trabalho. “A gente teve que estudar uma lei nova, pra fazer os pregões e as dispensas a partir dessa lei, pra deixar supridos todos os pacientes acometidos dessa grave doença. Então, o que eu me recordo de maneira bem especial, é que a gente conseguiu entregar um trabalho de forma rápida, eficiente, com preço justo, e conseguindo comprar os materiais que eram necessários para o enfrentamento da pandemia”, relembra Saulo.

O evento também homenageou os 212 colaboradores Sesa que fazem parte do quadro de funcionários do HU. Para isso, a sra. Janete Rosas o sr. Laudelino Ferreira, representaram as mulheres e homens da categoria. O reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto, afirma que esse é um dos principais atos do evento. “Eu acho que o momento mais importante foi essa homenagem aos servidores Sesa que começaram o hospital do nada e que transformaram esse hospital em uma referência estadual. Digo que é referência estadual, porque recentemente, em um programa de rádio da cidade, o ex-secretário Beto Preto, disse que o nosso hospital, HU, é o hospital com melhor relação custo x benefício de todos os hospitais públicos do Paraná”, avalia o reitor. “Isso demonstra que é um hospital grande, que é um hospital que tem uma assistência bem robusta, mas ao mesmo tempo ele é um hospital que tem as contas muito enxutas, ele tem um modelo muito enxuto, o que demonstra que essa construção feita pela UEPG e pelo próprio HU é de grande êxito”, complementa o reitor.

Além disso, foram homenageados o Dr. Adroaldo Correia de Araujo, primeiro Diretor Geral do HU e o atual Diretor Geral, professor Dr. Sinvaldo Baglie. Da mesma forma, o reitor à época de fundação do HU, professor João Carlos Gomes, e o atual reitor, professor Dr. Miguel Sanches Neto. O deputado Aliel Machado também foi um dos homenageados da noite. “Os nossos grandes parceiros, como é o deputado Aliel, na geração de recursos, em garantias de que a gente consiga fazer assistência, são fundamentais. Então não poderíamos deixar de lado de trazê-los, pra gente comemorar juntos e agradecer o suporte que ele deu, principalmente durante a pandemia, e a liberação de recursos pra um prédio tão fantástico como a gente tem no Hu, somado ao que a gente já tinha no prédio anterior”, explica o diretor Geral, professor Sinvaldo Baglie.

O deputado Aliel Machado (PV) conta que a humanização do HU é a característica que mais o emociona. “Muito mais do que uma parede, do que um prédio, um tijolo, é a maneira humana como o Hospital recebe as pessoas. Quantos momentos de tristeza, de alegria, os pontagrossenses e os paranaenses passaram, principalmente nesses últimos anos de pandemia, em que a nossa vanguarda foi o Hospital Universitário, que foi a nossa referência, que cuidou de tantas pessoas”, relata. Poder participar desse momento, onde a gente comemora 12 anos de HU é um motivo de muito orgulho pra mim, como homem público, por ter colaborado. Porque isso é questão de prioridade, de sensibilidade, de entender o que é importante, então pra mim é uma alegria e um orgulho muito grande. Então eu agradeço por poder fazer parte de uma história tão bonita como essa”, finaliza Aliel.

A Diretora administrativa e financeira do HU, Professora Eliane Rauski, afirma que o HU, hoje com duas unidades hospitalares, consolida-se como estrutura fundamental à saúde da população de Ponta Grossa e região: “Nossas equipes muito tem trabalhado para oferecer atendimento SUS de qualidade e vislumbramos nesta data comemorativa a oportunidade para homenagear nossos profissionais, aqueles que dão vida, aqueles que efetivamente fazem as coisas acontecerem no dia a dia, reconhecendo a valiosa contribuição em diferentes área de atuação. ‘O Colega que admiro’ buscou em nossos hospitais aquele profissional que realiza um bom trabalho, com seriedade, honestidade, que é um bom colega de equipe e que tem empatia para com todos. O Reconhecimento, portanto, partiu dos próprios colegas, evidenciando a realidade da atuação destes profissionais que nos orgulham”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos